O segredo de uma vida devocional vitoriosa

Um dos grandes prazeres do ministério pastoral é estudar a Palavra de Deus na companhia de amados e queridos companheiros de caminhada. Esta experiência é enriquecida quando podemos desfrutar de um lugar aprazível e acolhedor, além, obviamente, das deliciosas refeições (pois ninguém é de ferro).
Esta semana, na IP chácara da Primavera - Campinas, O Senhor preparou o cenário perfeito. Pudemos ouvir a exposição da Palavra por instrumentalidade do Pr. Hernandes Dias Lopes. Foi um tempo precioso!
Em uma de suas palestras, ele trabalhou o tema: O pastor e a sua vida devocional. Surpreso fiquei, mas também feliz, pela forma como nosso preletor abordou o assunto. Já que é muito comum tratá-lo como uma receita de bolo, ou seja, é sempre uma tentativa de se estabelecer regras que devem ser seguidas se quisermos ter uma vida devocional satisfatória. Na maioria das vezes estas regras só servem para frustrar e alimentar complexos de culpa.
Qual é o discípulo de Jesus que nunca tentou honestamente estabelecer uma rotina de oração e leitura da Bíblia e que não tenha, em pouco tempo, visto seus esforços fracassarem? A pergunta que precisa ser feita é: por que isto sempre se repete? Entendo que abordagem do Pr. Hernandes nos sinaliza com um caminho, pois resistiu à tentação das regras e propôs uma olhada na vida do apóstolo Paulo.
Durante um bom tempo, o preletor, com a capacidade que o Senhor lhe concedeu, resumiu de forma magistral toda a vida e ministério do grande apóstolo. Ao final, concluiu de forma simples, mas enfática: vida devocional é experimentada por quem anda com Deus. Algo que nos impressiona na Bíblia é o fato de que quando estudamos a vida dos homens e mulheres de Deus encontramos pouquíssima informação sobre a prática devocional deles.
Percebe-se que uma vida devocional rica não se experimenta com regras, mas caminhando com o Senhor em amor e obediência. Ela é muita mais um questão de estilo de vida do que de forma. Certamente precisamos de um espaço-tempo de oração, no entanto, isto deve ser buscado conjugando maturidade e a liberdade para a qual Cristo nos libertou.
____________
Pr. Israel Sifoleli

Comentários

Postagens mais visitadas