Andar com Deus gera tranqüilidade total na nossa vida

- Texto para reflexão: Melhor é um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas. O servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá da herança. O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações. O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune. Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso! Pedra preciosa é a peita aos olhos de quem a oferece; para onde quer que ele se volte, serve-lhe de proveito.

Salomão trabalha várias questões aqui evidenciando a tranqüilidade que recebemos de maneira extraordinária quando andamos com o Pai.
Ele diz que é melhor um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas. É melhor vivermos com poucas coisas e com a tranqüilidade que o Pai providencia do que ter sacrifícios de contendas na nossa vida.
Quando andamos com o Pai, preferimos andar sem estas ofertas de contendas, pois, não edificam a nossa alma. Ele diz que o servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá da herança. Aquele que anda com Deus, obtém para si honra no trabalho, naquilo que desenvolve. (Olhar para o exemplo marcante de José no Egito na casa de Potifar e no cárcere)
Salomão diz que o crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações. Que realidade preciosa para nós que andamos com Deus. Ele nos depura, nos prova, ele nos lapida como o ouro no forno. E trabalha em nosso coração para que o temamos mais, para que o obedeçamos mais. Ao contrário, o coração do ímpio é daquele que são malfazejos e atentam para o lábio iníquo.
O coração do mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. O ímpio escarnece do pobre e Salomão afirma que este insulta ao seu Criador. Agora para o coração que anda com o Pai tem empatia pelo próximo. Mas, Salomão diz no versículo 6 que coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.
Vejam que coisa preciosa para aqueles que andam com o Pai. Estes possuem a bênção de reconhecer o mandamento do Senhor em honrarem os pais. Pois, os mesmos são a sua honra e glória. Não podemos agir ao contrário como Salomão diz no versículo 25: O filho insensato é tristeza para seu, pai, e amargura para quem o deu à luz.
Percebam como andar com Deus gera tranqüilidade na vida, pois, sabemos que o nosso coração está sendo trabalhado cada dia por ele. Para que não sejamos tolos, insensatos e imprudentes na caminhada cristã. Salomão diz: O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações.

____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas