sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Investido tempo precioso no Reino de Deus


- Texto para reflexão: “E enviou-os para proclamar o reino de Deus e curar os enfermos” (Lc 9.2).
A oração exige que nos coloquemos na presença de Deus com as mãos vazias, despidos proclamando a nós mesmos e aos outros que sem Deus nada podemos fazer (NOUWEN, Henri. Compaixão. São Paulo: PAULUS, 1998, p. 130). E se não podemos fazer nada sozinhos, precisamos pedir ele para que nos dê amor pelo seu Reino, amor pela Evangelização da Sociedade pobre e sem rumo na vida espiritual. Mas, para isto acontecer devemos ter a consciência do envio de Jesus para a proclamação do Reino de Deus.
Algumas perguntas que vêm ao nosso coração são: Como está a nossa ocupação no Reino de Deus? Temos investido tempo precioso no Reino de Deus?
Precisamos da consciência de que nós somos os enviados de Deus para a proclamação da boa nova, do Evangelho da graça de Deus. E algo que devemos nos lembrar é da advertência de Paulo para si mesmo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho...”.
Nós fomos chamados para anunciar a paz àqueles que estão no meio da perdição. Aqueles que estão perdidos nos delitos e pecados. Aqueles que estão sem tranqüilidade, sem alegria no coração. Somos os embaixadores do Reino de Deus como Paulo fala em II Coríntios 5.20 que devem levar a paz bendita do nosso Senhor Jesus, que devem levar a reconciliação diante de Deus por meio de Jesus Cristo.
Jesus nos enviou para anunciar o Shalom de Deus, a paz que traz reconciliação do homem com Deus. A paz que livra o homem da condenação e o traz para o Reino de Cristo. (Rom. 5.1)
É claro que a idéia de cura está clara no texto e se Deus quiser nos usar para a cura de alguém hoje, ele pode muito bem fazê-lo conforme o seu poder que opera em nós. Mas, creio que devemos nos preocupar em exercer a compaixão para com aqueles que estão com dores, ansiosos, solitários, vazios, infelizes, desanimados e tristes.
Jesus está dizendo assim para os seus discípulos: Olhem, vocês devem viver com o próximo e dizer para ele através da vida de vocês, que o Reino de Deus está próximo deles. Vocês devem tratar as pessoas com amor e ser instrumentos de cura nas suas enfermidades da alma. Com esta ação, as pessoas escutarão a nossa pregação. Pois, as ações levam as pessoas escutarem umas às outras. E falarem entre si e a curarem as feridas umas das outras (NOUWEN, Henri. Compaixão, 1998, p. 145). Estas ações são de pessoas que andam na presença de Deus e anunciam um Evangelho não só de palavras, mas de amor e de verdade.
Quando abrimos as Escrituras no livro do profeta Isaías 61 e vemos a promessa de que Jesus seria ungido pelo Espírito Santo de Deus, para pregar ao seu povo uma boa nova, ou seja, uma notícia de salvação. E o efeito precioso desta boa notícia é que ela traz restauração para o homem e também libertação do pecado. O Reino de Deus cura os quebrantados de coração ou seja, ele vem ao encontro de pessoas que estão em penúria total, pessoas que estão algemadas pela carne, pela dureza de coração. Louvado seja o Redentor do nosso coração!

_______________
Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário