segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VIVA SEM PROBLEMAS!


- Texto para a reflexão: Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (João 16.33).

Como seria bom se vivêssemos sem problemas! Como seria se acordássemos pela manhã e nada houvesse que pudesse representar qualquer tipo de dificuldade, problema ou preocupação. Cuidado! Você pode estar morto e não sabe!
O mundo em que vivemos tem-se caracterizado por ser um produtor de paranóias, medos, fobias e frustrações.

Parece-nos uma terra adoecida, habitada por gente que vai adoecendo ante as dificuldades de lidar consigo mesmo, com as realidades ao seu redor, com as pressões do meio, com a influência das ideologias ou a falta delas, que tentam se estabelecer como verdades, mas não oferecem respostas às imensas demandas e ao vazio da nossa vida.
Mesmo vivendo, em sua grande maioria, em centros urbanos e rodeado de pessoas por todos os lados, a vida tem sido para muitos uma experiência solitária, confusa, e um bem difícil de administrar.
Daí passamos a preferir, sonhar e buscar coisas (o beneficio do ter – mesmo que seja uma pessoa) em detrimento da própria vida (a vulgarização do outro).
Como escreveu o colunista do jornal “Folha de São Paulo” (edição de 21/10 pág A-2): “Nós brasileiros nos acostumamos à barbárie cotidiana. Só nos agitamos quando a barbárie sai da rotina diária, como nos casos do conflito entre as polícias de São Paulo e o assassinato da menina em Santo André pelo seu seqüestrador”.


Viver tem-se tornado um desafio cada vez mais complexo. Mas, o que fazer ante essas realidades?

Como enfrentá-las?

I – SEMPRE ENFRENTAREMOS PROBLEMAS.
Sempre estaremos diante de desafios a cada dia.
O que fará absoluta diferença em sua vida, será a forma como você os enfrenta.
O que distingue um vencedor de alguém que passa a vida reclamando é a disposição de identificar, enfrentar e superar um desafio.
Haja com clareza; busque soluções criativas; haja com tenacidade.
Se for possível, previna-os.
Conta a história que o Dr. David Livingstone (um missionário enviado à África) recebeu uma carta de uma agência missionária que queria enviar-lhe alguns auxiliares para ajudá-lo no trabalho ali. O diretor da organização escreveu-lhe: “O Sr descobriu alguma boa estrada que leve até onde o Sr está? Se houver, queremos enviar outros homens para auxiliá-lo”. Dr Livingstone então respondeu:

“Se você tiver homens que virão apenas se souberem que há uma boa estrada, não os quero aqui. Quero homens que venham para cá mesmo que não haja nenhuma estrada”.
Por isso, desenvolva uma atitude positiva, viva os desafios com determinação, esteja ciente das dificuldades, avalie os riscos na medida do possível.


II– BUSQUE IDENTIFICAR SUAS CAUSAS.
Basicamente, podemos identificar três razões para os inevitáveis problemas da vida:
Primeira: vivemos em um mundo de diversidade e complexidade cada vez mais crescente. Assim sendo, busque uma visão ampla do problema. Tente controlar suas emoções e não perca de vista o que é importante.
Segunda: vivemos necessariamente interagindo com pessoas. Cada uma tem uma forma de reagir aos problemas. Uma recusam-se a aceitá-los. Outras vão aceitá-los mas não reagem a eles. Outros, no entanto, identificam o problema, aceitam a verdade dos fatos e tentam melhorar as coisas. Creia: “Os fatos são nossos amigos” (Bill Hybels). Ignorar os problemas não os farão desaparecer.
Terceira: não podemos controlar todas as situações que enfrentamos.

III – NUNCA DESISTA POR CAUSA DELES.
Não permita que os problemas sejam um problema para você. Enfrente-os.
O escritor George Matthew Adam escreveu: “O que você pensa significa mais do que o lugar onde vive, mais do que sua posição social e mais do que qualquer outra pessoa possa pensar sobre você”.
Todo problema nos apresenta a nós mesmos. Ele nos mostra como pensamos e de que somos feitos. Expõe-nos nossa fragilidade, vulnerabilidade.
Mas eles se converterão em oportunidades pela maneira como os enfrentamos.
“O problema não é o problema – O problema é a atitude em relação ao problema” Kelly Young.
“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos”Anônimo.

“Às vezes me preocupo com aquilo que posso mudar... nesse caso, é minha responsabilidade fazer alguma coisa a respeito... meu fardo mais pesado é descobrir como parar de me preocupar com coisas que não posso mudar”. Craig Groeschel em “Confissões de um pastor”, Ed Mundo Cristão, pág 96.
Jesus quando se despedia de seus discípulos antes de ser preso disse-lhes: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (Jo 16:33).
“Fico pensando como Deus se sente quando não acreditamos no que Ele nos diz; quando deixamos de confiar em seu poder e em suas promessas; quando nos preocupamos, em vez de crer nele”. Craig Groeschel em “Confissões de um pastor”, Ed Mundo Cristão, pág 104.
“A preocupação mantém você distante do que o Senhor tem de melhor para sua vida. Por isso, mantenha sua mente longe do “e se” que o medo alimenta. Craig Groeschel em “Confissões de um pastor”, Ed Mundo Cristão, pág 102.
Meu convite para você neste dia é que você viva consciente de que neste mundo teremos sempre problemas. Procure identificar suas causas e enfrente-os. Não desista por causa deles.
Deus estará sempre perto de você e o ajudará a vencê-los.

Essa é minha convicção de fé. Em Cristo,
__________________

Pr. Hilder C Stutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário