sábado, 13 de setembro de 2008

O “mas” de Deus é importante para o nosso crescimento espiritual


- Texto para reflexão: Então o rei Davi se pôs em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu. Em meu coração havia eu proposto edificar uma casa de repouso para a arca do pacto de Senhor, e para o escabelo dos pés do nosso Deus, e tinha feito os preparativos para edificá-la. Mas, Deus me disse: Tu não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e tens derramado muito sangue (I Crônicas 28.2-3).

A frase forte no texto é: Eu tinha no coração o propósito...Todo mundo ouve esta frase do velho Davi. Todos os conselheiros e servos dele o aprovam, inclusive Natã – o profeta. Ele queria construir um templo para o Senhor. Ele queria proteger a Arca da aliança. O que ele fez no reinado de Jerusalém ele desejava para as demandas espirituais. Ele tinha no coração o propósito de construir um templo para o seu Deus. Tudo estava projetado no seu coração. Mas, Deus disse não.
É interessante que no capítulo 17 foi tratado sobre o desejo de Davi construir o templo para o Senhor. E o assunto era tão relevante para Davi que ele se coloca em pé e se dirige aos irmãos e seu povo. O seu coração está derramado diante da situação de querer edificar uma casa para Deus. O seu projeto era:
· Casa de repouso para a arca da aliança: a arca estava vagando de lugar em lugar. Finalmente estava em Jerusalém e este era o lugar central do culto divino. Então a preocupação de Davi era válida demais.
· Para o estrado dos pés do nosso Deus: o céu é o trono do Senhor, mas ele se manifesta abaixo, na terra, pondo seu escabelo no templo onde ele manifesta sua presença de maneira especial (CHAMPLIN, 2001, p. 1631).
· Ele preparou tudo como mostra no capítulo 29 de I Crônicas.
Ele fez tudo isto e veio para ele o “mas” de Deus para o seu coração. O texto afirma que ele tinha o propósito no coração de construir este templo com todos estes detalhes e preocupações, então aparece a conjunção celestial “mas”. Ele era um guerreiro que matou muita gente e por isso não poderia. Havia planos para a descendência de Davi e não para ele. E desta maneira ele teve de crescer com o mas de Deus.
Davi tinha no coração o propósito e fazia planos, mas, Deus não quis desta maneira!
É como a história de um jovem casal que transformou uma sala num quarto de bebês. Forraram as paredes com papel decorativo e toda a família ficou na expectativa! Nasceu o pequeno Lucas e estava morto e agora o pequeno João Pedro prematuro com 6 meses está na UTI. Esse casal de amigos tinha no coração o propósito e fazia planos, mas, Deus não quis desta maneira!
Um rapaz sonhador fez Teologia no Mackenzie e aos 29 anos de idade queria ser capelão na Marinha. O nome dele era Peron Afonso Gutierrez, meu grande amigo. Ele tinha no coração o propósito e fazia planos, mas, esta conjunção divina de Deus não quis desta maneira!
Você já parou para refletir que o mas de Deus provoca crescimento em nosso viver. Quem poderia imaginar que esta experiência negativa produziria crescimento e maior dependência no coração de Davi.
Vejam que ele resolveu aumentar a preocupação e os detalhes para a construção do templo que seria feita pelo seu descendente!
O que fazemos com os momentos de vida em que os mas de Deus mais aparecem? Rebelamo-nos contra ele ou aprendemos mais com ele?
Que Deus nos ensine através do mas dele!

Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário