sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dependendo de Deus na hora da crise


- Texto para reflexão: Partiu toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Pelo que Moisés, clamando ao Senhor, disse: Que hei de fazer a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos anciãos de Israel; toma na mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai-te. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo beba. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel. E deu ao lugar o nome de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? (Ex. 17.1-7).

A palavra crise significa: alteração sobrevinda no curso da vida; conjuntura perigosa; momento decisivo; situação política do governo cuja conservação enfrenta obstáculos difíceis. Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão ou vice-versa. Crise é uma situação social decorrente da mudança de padrões culturais.
Na China encontramos dois caracteres que formam a palavra "crise": risco e oportunidade. É na situação de risco que enfrentamos que surge a oportunidade de lograrmos êxito sobre a mesma, recebendo algo criativo que sem passar pela crise não teríamos.
Quando olhamos para este texto de Êxodo 17 percebemos que é a 10ª parada do povo de Israel. O povo teve 42 duas passagens. Esta é a de Refidim. E sempre nas paradas do povo havia murmuração por duas questões: água e comida.
A crise no texto é que não havia água para o povo beber. E como não era diferente, o povo contendeu com Moisés e pediu água para beber. E a resposta de Moisés foi: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
O povo ainda murmurou contra Moisés dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
Moisés se depara com mais uma crise deste povo e percebe que este momento é mais uma chance dele ver a crise um risco e também uma oportunidade. O risco era de o povo dar cabo a sua vida e a oportunidade era de clamar ao Deus de toda a solução e ver a glória de Deus mais uma vez sendo manifesta.
Quais são as diretrizes de Deus para a condução de Moisés no meio desta crise da água?

· Passar adiante do povo: a designação do Senhor para Moisés no meio da crise é que ele passe adiante do povo. É para ele ser visto pelo povo como aquele que clama ao Senhor, aquele que anda com Deus. Antes de vir à água para o povo ele tem que perceber que a liderança buscará uma solução da parte de Deus. Esta é uma liderança que ora, que depende de Deus no meio da crise. Moisés tem até certo medo de ser apedrejado pelo povo, mas ele faz o correto, clama a Deus por uma resposta e a primeira dica do eterno Deus é: vai para uma estação na frente. Porque o líder de Deus tem sempre um item a mais. Ele tem sempre um toque de Deus para ver além. John C. Maxwell no seu livro As 21 irrefutáveis Lei s da liderança nos chama a atenção para o fato que sem a capacidade de liderança, o impacto da pessoa é apenas uma parcela do que poderia ser com uma boa liderança. Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência. O que você realiza é determinado por sua capacidade de liderar os outros. Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência (MAXWELL, John C. As 21 irrefutáveis Leis da liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007, p. 21). Moisés é este líder que tem uma capacidade vinda do céu para estar à frente e evidenciar o poder de Deus na sua vida. Deus nos chama para esta postura. Ele nos chama para exercer uma liderança que tem a sua visão, a visão do Reino, da graça, a visão daqueles que na hora da crise correm para a graça e dependem exclusivamente do caráter de Deus.

· Levar alguns dos anciãos de Israel: Não era para Moisés permanecer sozinho nesta questão. Tinha que ter gente ao seu lado para ver o poder de Deus. Tinha que ter ancião com Moisés para ele ver a sua miséria como ser humano e perceber que não conseguiria sozinho. Deus coloca gente ao seu lado para um processo de amadurecimento. Quando o milagre viesse, o povo veria Moisés, mas veria os anciãos também. Com isso aprendemos da parte de Deus que todos os sucessos que alcançamos são resultado de relacionamentos iniciados com as pessoas certas e, posteriormente, o fortalecimento desses laços a partir do uso da habilidade de se relacionar. Moisés está com os anciãos que foram escolhidos para estarem com ele nesta busca da solução da crise na presença de Deus. Precisamos de pessoas ao nosso lado para ser um referencial de Deus na vida e principalmente quando enfrentamos as crises.

· Ir para ver presença de Deus sobre a rocha em Horebe: Deus diz para Moisés que era para ele ir ao Horebe. E lá ele deveria ferir a rocha. O texto afirma que Deus estaria ali diante dele sobre a rocha. Havia muitas rochas lá no monte, mas Moisés perceberia numa delas a presença de Deus. A presença de Deus seria a marca para a solução do problema de falta de água. O texto diz que fez assim. E é assim que Deus quer façamos também. Na hora da crise temos de ir para a presença de Deus. Temos que buscar na fonte certa, no lugar certo.

· Era para ele ferir a rocha e dela sairia água para o povo beber: Moisés deveria usar a vara e ferir a rocha para sair água. Não era para questionar, era para ele obedecer do jeito que Deus tinha mandado. Ele fere e a água sai. Havia uma distancia de 25 km de onde Moisés estava para o povo em Refidim. Provavelmente houve a formação de um rio milagrosamente para a água fluir e chegar ao povo. A vara, a rocha a distância todos são itens para mostrar a glória de Deus e não de Moisés e dos anciãos. Na nossa vida deve ser assim também. Devemos obedecer aquilo que Deus quer para que a glória seja para ele, o poder seja dele. A crise foi resolvida por causa do caráter de Deus. Ele prometeu que sustentaria aquele povo e o fez. E no meio da crise Moisés e os anciãos dependeram tão somente da graça de Deus e a crise, foi um processo de oportunidade para eles.
Que Deus nos ajude a ser assim diante das nossas crises!

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Pr. Alcindo Almeida

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