
- Texto para reflexão: Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé não fingida (I Tim. 1.5).
Estamos carentes de uma geração que ama, que acolha com afeto e sinceridade o próximo. Estamos carentes de pessoas que reconheçam a sua pequenez, a sua miséria de serem pecadoras e dependentes da graça de Deus. Estamos carentes de pessoas que reconheçam a graça abundante de Deus em sua vida pelo fato de terem sido escolhidas para a obra dele.
Estamos carentes de pessoas que abracem a causa de Cristo e combatam o bom combate dele. Estamos carentes de líderes assim e servos de Deus com este caráter, com esta fé. Por isso, Paulo escreve conselhos a Timóteo, para que reflita e assim, seja um praticante destas verdades na presença do Pai.
Paulo dá algumas ordens do Pai, do eterno da vida de Timóteo, para que o jovem pastor ser bem sucedido na vida cristã.
A primeira observação de Paulo é quanto ao amor, este deve ser praticado com um coração puro. Para o judeu, o coração indicava o homem interior, a fonte da vida. Então, o ensinamento é que o amor proceda do interior do homem. Timóteo deveria andar com uma ordem no coração, amor sincero.
A segunda observação de Paulo é que a amor seja praticado com uma consciência absolutamente tranqüila. Ora, isto era muito fácil para quem praticava o amor com um coração puro. Pois, quem tinha a pureza no seu interior poderia exercitar o amor sem nenhum peso na consciência.[1] As obras assim, são boas para com o próximo porque o que prevalece na consciência é o desejo do bem para com ele. Uma boa consciência tem em mente só a retidão e a bondade para com o próximo, questão decorrente de um coração que é puro e sincero diante de Deus.
A terceira observação de Paulo é que o amor seja praticado com uma fé sem hipocrisia. Ora, para quem tem um coração sincero, uma boa consciência, o resultado será uma fé sem teatralização, sem falsidade. A fé verdadeira dada pelo Espírito Santo opera pelo amor (Gal. 5.6).
Temos que tomar cuidado para que o amor entre nós não seja apenas um conceito, porque se não, deixaremos de lado o ensino e a exortação de que devemos amar com um coração puro, com uma boa consciência e uma fé sem hipocrisia. Não nos esqueçamos de que muitos têm sido destruídos na vida por causa da nossa falsidade, por causa da fé fingida, por causa da má consciência.
A falta de coração puro tem levado igrejas a uma grande destruição e causas terríveis. Portanto, peçamos ao Senhor para que nos ajude a ter um senso de arrependimento e quebrantamento para que não tenhamos corações impuros, consciências sujas e fé com hipocrisia.
O cristianismo tem como essência uma vida de amor sincero, uma consciência diferente desta que sonega, que se envolve com a corrupção. Tem como essência uma fé genuína e verdadeira. Uma fé que carrega no seu interior verdade e caráter. Uma fé sem fingimento, sem falsidade. Esta exortação é para todos nós que nos identificamos como cristãos de Jesus de Nazaré. Então, que ele nos dê graça para andarmos com amor sincero, com uma consciência limpa e uma fé sem falsidade.
[1] R. N. Champlin - Comentário sobre I Timóteo. São Paulo: CANDEIA, Vol. 5, 1995, p. 281.
Estamos carentes de uma geração que ama, que acolha com afeto e sinceridade o próximo. Estamos carentes de pessoas que reconheçam a sua pequenez, a sua miséria de serem pecadoras e dependentes da graça de Deus. Estamos carentes de pessoas que reconheçam a graça abundante de Deus em sua vida pelo fato de terem sido escolhidas para a obra dele.
Estamos carentes de pessoas que abracem a causa de Cristo e combatam o bom combate dele. Estamos carentes de líderes assim e servos de Deus com este caráter, com esta fé. Por isso, Paulo escreve conselhos a Timóteo, para que reflita e assim, seja um praticante destas verdades na presença do Pai.
Paulo dá algumas ordens do Pai, do eterno da vida de Timóteo, para que o jovem pastor ser bem sucedido na vida cristã.
A primeira observação de Paulo é quanto ao amor, este deve ser praticado com um coração puro. Para o judeu, o coração indicava o homem interior, a fonte da vida. Então, o ensinamento é que o amor proceda do interior do homem. Timóteo deveria andar com uma ordem no coração, amor sincero.
A segunda observação de Paulo é que a amor seja praticado com uma consciência absolutamente tranqüila. Ora, isto era muito fácil para quem praticava o amor com um coração puro. Pois, quem tinha a pureza no seu interior poderia exercitar o amor sem nenhum peso na consciência.[1] As obras assim, são boas para com o próximo porque o que prevalece na consciência é o desejo do bem para com ele. Uma boa consciência tem em mente só a retidão e a bondade para com o próximo, questão decorrente de um coração que é puro e sincero diante de Deus.
A terceira observação de Paulo é que o amor seja praticado com uma fé sem hipocrisia. Ora, para quem tem um coração sincero, uma boa consciência, o resultado será uma fé sem teatralização, sem falsidade. A fé verdadeira dada pelo Espírito Santo opera pelo amor (Gal. 5.6).
Temos que tomar cuidado para que o amor entre nós não seja apenas um conceito, porque se não, deixaremos de lado o ensino e a exortação de que devemos amar com um coração puro, com uma boa consciência e uma fé sem hipocrisia. Não nos esqueçamos de que muitos têm sido destruídos na vida por causa da nossa falsidade, por causa da fé fingida, por causa da má consciência.
A falta de coração puro tem levado igrejas a uma grande destruição e causas terríveis. Portanto, peçamos ao Senhor para que nos ajude a ter um senso de arrependimento e quebrantamento para que não tenhamos corações impuros, consciências sujas e fé com hipocrisia.
O cristianismo tem como essência uma vida de amor sincero, uma consciência diferente desta que sonega, que se envolve com a corrupção. Tem como essência uma fé genuína e verdadeira. Uma fé que carrega no seu interior verdade e caráter. Uma fé sem fingimento, sem falsidade. Esta exortação é para todos nós que nos identificamos como cristãos de Jesus de Nazaré. Então, que ele nos dê graça para andarmos com amor sincero, com uma consciência limpa e uma fé sem falsidade.
[1] R. N. Champlin - Comentário sobre I Timóteo. São Paulo: CANDEIA, Vol. 5, 1995, p. 281.
Caro Pr.
ResponderExcluirGostaria de saber se o colega tem ou pode me indicar onde encontraar o livro discipulado de Timoteo.
abraço
Pr. Aleino Costa