quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Davi, um homem que tinha a ajuda de Deus


- Texto para reflexão: Então veio o espírito sobre Amasai, chefe dos trinta, que disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez chefes de tropas (I Cron. 12.18).

Quando percorremos as páginas das Sagradas Escrituras percebemos que as orações de Davi estão imersas na imagem e na convicção do governo soberano de Deus. A soberania de Deus é o componente que mais se sobressai no sistema de crenças que liga as muitas e variadas orações reunidas e dispostas, através dos séculos, nos Salmos atribuídos a Davi.
Sabemos que cerca de 300 anos depois de Davi, em Jerusalém, Isaías pregava aquilo que Davi orou: sermões poderosos e eloqüentes a partir do texto. O Senhor reina. Mil anos depois, Jesus iniciava seu ministério público pregando a partir do texto. O Reino de Deus está próximo (Mc. 1.15). Realmente Davi é um homem que marca a vida de um servo de Deus que impactou. Nele vemos que Deus nunca abandona os seus. Nele vemos que Deus ajuda os seus servos na caminhada da vida.
Ao ler o texto de I Crônicas 12.18, fiquei impressionado ao ver o testemunho de Amasai, chefe dos trinta quando disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda.
Este moço que anda com Davi o avalia e faz uma afirmação que todo pastor do Século XXI gostaria de ouvir das suas igrejas: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Mas, a afirmação que chama demais a atenção é: Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda.
Amasai, chefe dos trinta de Davi sabe que seu comandante é especialista em recorrer ao Senhor. Quando Davi está em perigo, ele recorre ao Senhor. Quando ele precisa tomar uma decisão, ele pede ao Senhor a direção para a caminhada. O fato é que o soldado e valente de Davi sabe que a paz está na vida de Davi porque alguém o ajuda, e ele faz questão de declarar de onde vem esta ajuda: Deus.
Com a vida de Davi, aprendemos que pedir a ajuda de Deus em momentos de necessidade é a forma básica e mais sincera de estarmos diante dele. Não existe uma área sequer da nossa vida em que sejamos auto-suficientes. Precisamos da ajuda de Deus sempre. Nunca nos desenvolvemos ou alcançamos uma situação tal que não precisamos mais de Deus.
Certa vez Isaac Bashevis Singer, mestre em contar histórias disse: “Eu só oro quando estou com problemas; mas como estou sempre com problemas, então oro sempre” (PETERSON, Eugene. Transpondo muralhas - Espiritualidade para o dia-a-dia dos cristãos. Rio de Janeiro: Danprewan Editora, 2004, p. 169).
Precisamos pedir ao Senhor a direção para a caminhada como Davi o fez e, por isso, ele foi modelo de alguém que tinha a ajuda de Deus na vida!
Não nos esqueçamos que Deus nos ajuda e traz a sua paz sobre a nossa vida!
________________

Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário