1. COSTA, Hermisten. Calvino de A a Z. São Paulo: Editora Vida, 2006. Livro cuidadosamente elaborado para todos os interessados em conhecer melhor o pensamento do grande reformador. Você terá acesso a cerca de 1400 citações do próprio Calvino, distribuídas em mais de 200 verbetes, formando uma coletânea riquíssima de conceitos que fizeram e ainda fazem a história da Igreja. Dentre os reformadores do século 16, João Calvino destaca-se como grande idealizador e sistematizador do pensamento teológico da Reforma Calvino de A a Z. Avalia seus pressupostos e idéias tais como ele as formulou é de particular relevância nos dias atuais, para confrontá-los com nossas próprias interpretações e redescobrir nossa identidade e vocação como herdeiros da Reforma. Contém 344 páginas.
2. HANSEN, Collin e Jeff Robinson. Quinze coisas que o Seminário não pôde me ensinar. São Paulo: Vida Nova, 2020. Algumas lições não podem ser aprendidas em sala de aula A educação formal em um seminário é imensamente valiosa: oferece preparação teológica, formação espiritual e orientação para a vida. Contudo, muitos pastores recém-formados se sentem desencorajados quando as realidades do seu chamado não condizem com a expectativa gerada pelas leituras e debates em sala de aula. Neste livro, pastores e líderes experientes de ministério cobrem essa lacuna entre o seminário e o trabalho na igreja, oferecendo conselhos e encorajamento relacionados a uma série de questões do mundo real: como liderar congregações em meio a períodos de sofrimento, lidar com conflitos, aceitar o chamado, deixar a igreja e muitas outras. Contém 176 páginas.
3. GOMES, Wadislau Martins. Coração e sexualidade. Entendendo Deus, a si mesmo e ao outro. Brasília: Editora Monergismo, 2019. Dr. Wadislau Martins Gomes discute essas e outras questões. Partindo do horizonte da Criação, onde Deus definiu a natureza singular do ser humano e a pluralidade dos relacionamentos interpessoais, atravessa pelos campos da Queda, da identidade perdida e da luta pelo poder, repousa no outeiro da Redenção, da imagem recriada em Jesus Cristo, e elabora, no poder do Espírito Santo, a esperança do tema amar a Deus e ao próximo. Contém 174 páginas.
4. SHEDD, Russell P. O homem em comunidade. A solidariedade da raça na teologia de Paulo. São Paulo: Vida Nova, 2018. Em contraposição ao atual individualismo do mundo ocidental, o Israel do Antigo Testamento apresentava forte unidade como povo e nação. Foi tal concepção hebraica de solidariedade que influenciou o apóstolo Paulo de forma marcante e significativa, levando-o a reproduzir dezenas de citações veterotestamentárias sobre o tema. Nesta notável pesquisa para sua tese de doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, o dr. Russell Shedd discorre com profundidade sobre a teologia paulina da solidariedade humana, tratando de temas como: a paternidade de Adão; o juízo coletivo; a igreja na qualidade de Israel de Deus; a solidariedade da igreja na condição de nova humanidade; Cristo como o Último Adão e a relação do batismo e da ceia do Senhor com a solidariedade. Na primeira parte da obra, o dr. Shedd examina as concepções da solidariedade humana no Antigo Testamento e na literatura judaica. Na segunda parte, ele apresenta as ideias paulinas de solidariedade e sua relação com as fontes tratadas na primeira parte. Certamente este livro é um estudo extraordinário que se ocupa daquilo que o professor John Baillie chamou de “doutrina fundamental da religião cristã, a saber, a doutrina da unidade humana”. A obra responde ao crescente interesse no ensino neotestamentário sobre a unidade da igreja ao concentrar-se na doutrina paulina da solidariedade humana. Contém 304 páginas.
5. LEWIS, C. S. Todo o meu caminho diante de mim. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2020. Na época que servia seu país na Primeira Guerra Mundial, C. S. Lewis fez um pacto com um soldado, amigo próximo: se um deles morresse, o sobrevivente cuidaria da família do outro ― uma promessa que Lewis honrou. Desenvolvendo uma profunda amizade com a mãe de seu amigo falecido, Jane King Moore, Lewis mudou-se para a casa dela após a guerra. Voltando a Oxford, Lewis, de 23 anos, na ocasião um ateu ferrenho, lutou para se adaptar à vida na Inglaterra do pós-guerra. Ansiosa por ajudar o jovem atormentado, Jane o encorajou a manter um diário de sua vida cotidiana. E são essas reflexões que estão organizadas neste livro esclarecedor. Percorrendo cinco anos notáveis da vida de Lewis, Todo meu caminho diante de mim delineia as inspirações e o desenvolvimento intelectual e espiritual de um homem cuja teologia e escrita, incluindo Cristianismo puro e simples, Trilogia cósmica, Cartas de um diabo a seu aprendiz, As crônicas de Nárnia, dentre outros, teve imensa influência no mundo cristão. Contém 640 páginas.
6. JÚNIOR, Wilson Porte. Depressão e graça. O cuidado de Deus diante do sofrimento de seus servos. São Paulo: Editora Fiel, 2016. O que é depressão? Há casos de depressão nas Escrituras? Embora não encontremos na Bíblia a moderna palavra depressão, vemos seus sintomas nas histórias de homens e mulheres de Deus que experimentaram angústias e sofrimentos. Neste livro repleto de sabedoria e sensibilidade pastoral, Wilson Porte Jr. apresenta ao leitor um cuidadoso estudo bíblico que aponta casos típicos de depressão na vida de servos de Deus nas Escrituras e como eles se viram aliviados de seu sofrimento pela provisão da graça de Deus. Contém 320 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário