Quando perdoamos alguém, assumimos a dívida para nós mesmos. Perdoar aqueles que nos feriram, significa perdoar ao custo da transgressão que cometeram contra nós. Perdão é um sofrimento voluntário. Perdoar é arcar com os custos ao invés de retaliar.
Nesta perspectiva, o perdão é algo muito difícil, porque não podemos levar em conta o que o outro fez contra nós, relevamos e entregamos para Deus. O perdão nos faz abrir mão da justiça própria. Tem gente que afirma assim: ele me paga pelo que fez. Quando temos o temor de Deus em nossa vida, consideramos o perdão no jeito do Pai nosso. Nela afirmamos: Perdoa a nossa dívida, assim como perdoamos os nossos devedores. Se Deus nos perdoou em Cristo Jesus, devemos perdoar os que nos machucaram, nos feriram e nos humilharam.
Toda vez que tivermos dificuldades para perdoar alguém, nos lembremos do Pai nosso. Somos perdoados através de Cristo, somos aceitos por Deus através da entrega de Cristo numa cruz. Somos amados e perdoados na presença de Deus Pai, por meio do seu Filho Jesus. Portanto, o perdão humano, depende do perdão divino. Se somos perdoados por Deus, devemos perdoar todos os que nos feriram. O perdão vertical aconteceu na cruz do Calvário, o horizontal acontece por causa do vertical. O perdão divino nos habilita para perdoar o nosso próximo sempre. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário