terça-feira, 5 de julho de 2022

Reconhecendo nossa pequenez


O sofrimento é um promotor natural de humildade. 
O sofrimento é um instrumento precioso que nos auxilia a exercitar o propósito de glorificar ao Eterno Deus. O sofrimento acaba com a nossa pretensão de querer agir no lugar do Senhor. O sofrimento destrói a nossa empáfia de acharmos que podemos resolver tudo sozinhos, quando dizemos: deixem conosco que resolvemos isso ou aquilo. 
O sofrimento nos coloca em nocaute, nos põe na lona, no pó, no chão, porque ele mostra que somos apenas criaturas e somos insuficientes para caminharmos sozinhos. Somos incapazes de resolver, de solucionar os sofrimentos que vêm sobre o nosso coração.
Lembro-me de Jó, alguém que aprendeu demais com o sofrimento, aprendeu que não conseguia sozinha, aprendeu que sua justiça humana, era um fiasco total. Aprendeu com o criador como deve se portar diante da dor e do sofrimento na vida. No capítulo 42:2-6, Jó afirma: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
No meio de todo o sofrimento, Jó aprende que o poderoso é Deus, não ele. Jó aprende que os planos do Eterno Deus jamais podem ser frustrados. Jó aprende que o ser humano não sabe de absolutamente nada. Jó aprende que só conhecia Deus de ouvir, e agora seus olhos veem a Deus. E as palavras finais dele são: Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
No meio de todo o sofrimento, Jó aprende que o Eterno Deus reina mesmo e sabe o que é melhor para sua vida, ele se arrepende, se curva, se rende e reconhece que Deus é maior do que ele. Reconhece sua pequenez, sua limitação e a grandeza do Senhor. 
O sofrimento é algo pedagógico na nossa caminhada, ele nos faz exaltar a Deus, depender de Deus e olhar na perspectiva dele. Jó não sabia o que Deus estava fazendo, aprendeu depois, e viu Deus no seu íntimo. Toda vez que o sofrimento vier no nosso viver, esperemos os resultados dele, aprenderemos com Deus! (Alcindo Almeida)

2 comentários:

  1. Glória a Deus. A mais pura verdade sobre o sofrimento. Torna-nos humildes, quebranta o nosso ego. Deus o abençoe, Rev. Alcindo

    ResponderExcluir
  2. No momento estou vivendo, o Luto de minha esposa, e textos como esse me permite a minha alma respirar, e me alegra e me faz amar mais a palavra de Deus. Gostaria que fosse liberto desta saudades exagerada porque sei para onde a minha esposa amada foi. Com certeza sei que ela está com outros servos de Deus apocalipse, 1.4b graças e Paz de Deus .apocalipse.

    ResponderExcluir