Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
quinta-feira, 31 de março de 2022
terça-feira, 29 de março de 2022
Respirando o Evangelho
Vivemos dias estranhos e complicados demais porque a filosofia e a prática de fazer concessões já invadiram o que chamamos de igreja. A indefinição ideológica é marca da nossa sociedade, a igreja tem adotado a mesma perspectiva e visão para alcançar o não salvo.
Infelizmente, algumas igrejas buscam as maneiras de apresentar o Evangelho às pessoas sem fazer qualquer ofensa, mesmo que a mensagem do Evangelho seja ofensiva pelo fato de confrontar seriamente o pecador com sua prática de pecado.
Algumas igrejas comprometem o ensinamento da Palavra de Deus, ao invés de permanecer firmes no Evangelho, nos ricos princípios do Reino de Deus. E oferecem para a sociedade ensinamentos humanos, que visam o status e o poder. Tenho atendido pessoas que foram feridas e exploradas na igreja. Apresentaram para elas um Evangelho porco, sujo, irreal, macabro e bem longe do genuíno de Cristo.
A Bíblia afirma assim: Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O Evangelho é o poder de Deus, não os homens, não o poder humano limitado e corrompido por causa do pecado, não as forças políticas e nem as estruturas eclesiásticas.
A igreja fiel e verdadeira precisa pregar o Evangelho do poder de Deus e não de homens. A igreja fiel e verdadeira precisa viver esse Evangelho de Cristo nas palavras, no trato e nas ações. Precisamos respirar o Evangelho com todo o nosso coração e cuidar das pessoas, não do dinheiro e das posses delas. Chega de tanta igreja interesseira nas coisas e que surjam mais igrejas interessadas em viver e pregar o Evangelho do céu, de Cristo. O Evangelho que fala de cruz, de renúncia e de santidade verdadeira. Que Deus tenha compaixão de nós e nos ajude a respirar Cristo com o seu Evangelho sincero, honesto e verdadeiro! (Alcindo Almeida)
Temos vida em Cristo
O grande reformador genebrino João Calvino, na sua obra profunda: As Institutas da Religião Cristã, refere-se à justificação como eixo principal ou ponto principal sobre o qual a religião se sustém. Ele diz que “salvo se antes de tudo apreendas em que posição estejas diante de Deus e de que natureza seu juízo é em relação a ti, não tens fundamento sobre o qual erija a piedade para com Deus."
Calvino diz mais: "A justiça de Cristo, a única que pode suportar a visão de Deus porque sozinha é perfeita, deve comparecer no tribunal em nosso lugar e ser fiança por nós no julgamento. Recebida de Deus, essa justiça nos é trazida e imputada como se fosse nossa condição de justificados diante de Deus não pode ser um motivo dentre muitos.”
Esse deve ser o alicerce de todos os nossos pensamentos e também da nossa prática. Somos justificados diante de Deus tão somente através da obra de Cristo. Recebemos a regeneração, fé, arrependimento, conversão e o perdão dos pecados pela substituição que Cristo realiza na cruz do Calvário. Ele assume o nosso lugar, ele é pendurado num madeiro, ele sofre, padece, o seu suor se transforma em sangue porque recebe sobre si o peso da nossa pena.
Paulo afirma em Romanos 5:1,2: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Quando recebemos essa justificação, experimentamos paz com Deus e uma confiança ao vivermos para Deus. Mas, tudo passa por Cristo. Cristo é o canal da graça para que tenhamos acesso diante de Deus e assim experimentemos a presença e comunhão eterna com a Trindade.
Sem Cristo estaríamos fritos, perdidos, condenados para sempre e destinados ao abismo profundo. Sem Cristo seríamos expulsos para sempre do paraíso, da amizade com Deus. Sem Cristo seríamos os mais miseráveis dos seres humanos. Mas, por causa de Cristo, temos vida, comunhão, vida eterna e somos eternamente tratados como justos, limpos, puros e santificados. Louvado seja o Eterno Deus que fez esse milagre divino em nosso coração! (Alcindo Almeida)
segunda-feira, 28 de março de 2022
Pessoas restauradas
James Houston fez uma avaliação da psicanálise e diz que os analistas estão apenas transformando os seres humanos em objetos de estudo. E aqui eu chamo a atenção de que nem todos os analistas atuam assim. Falo da visão geral de como alguns centros de psicanálise têm visto o ser humano. E quando isso acontece, despersonaliza-se o próprio ser humano. Portanto, ele não é um objeto de análise.
Jesus personaliza o ser humano, apesar de não merecer, porque é pecador, caído e rebelde diante de Deus. Mas, Jesus se esvazia, se humilha e se torna homem. Ele vem nesse universo para personalizar o ser, para resgatar a imagem do ser humano diante da Trindade.
Havia em nós, antes de Cristo, uma imagem desfigurada, manchada pelo pecado, estávamos completamente separados do Criador. Agora, em Cristo somos aceitos, somos identificados como pessoas restauradas. A nossa imagem em Cristo é renovada e reconstruída. Como Paulo afirma em 2 Coríntios 5:17: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Somos nova criação através da redenção em Cristo. Há uma paginação divina em nosso ser, por isso, não somos máquinas, não somos objeto de manipulação.
As igrejas não podem trazer regras como se seres humanos fossem máquinas e não pensassem. O Estado não pode manipular pessoas achando que pode controlá-las com ditaduras. Somos seres livres em Cristo Jesus, obedecemos a Palavra de Deus e ponto final. Amamos a Jesus Cristo de Nazaré e somos gratos a Ele pela transformação em nosso ser! A nossa vida precisa ser um ato de serviço a Cristo, com liberdade, graça e amor! (Alcindo Almeida)
domingo, 27 de março de 2022
O cuidado divino
Que maravilha ler o Salmo 37 e perceber a promessa do cuidado divino em todos detalhes da nossa vida. Nós só precisamos conjugar espiritualmente os verbos: descansar, confiar, deleitar, agradar, entregar e esperar. Só que não é algo muito fácil para fazer, mas é a única forma de vivermos sem medo, sem angustiar o coração.
Viver sabendo que Deus cuida de tudo! Confiar no caráter dele nos faz descansar e dormir sem medo do que acontecerá amanhã, porque há a certeza de que Deus está no controle absoluto da nossa vida!
O texto sagrado afirma: Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor , e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor , confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Que Deus nos ajude a depender dele em todos os processos da vida. (Alcindo Almeida)
sexta-feira, 25 de março de 2022
Um coração quebrantado
Não precisamos de arte nem de ciência para ir até Deus em oração. Tudo o que precisamos é de um coração contrito, quebrantado e voltado para a graça em Cristo Jesus. Não precisamos de nada e de nenhum meio para ir até Deus em oração, só precisamos de Jesus Cristo mesmo, Ele nos representa diante de Deus. O texto sagrado afirma: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. (Salmo 34:18)
Só precisamos do Espírito Santo que nos ajuda a orar mesmo e nos dá esse coração quebrantado e contrito diante da Trindade! Tem gente que chama o fulano de tal para orar porque afirma que a oração dele é poderosa. Não também! O poder é todo de Deus, nossa oração só é aceita pelo fato do poderoso Jesus nos representar diante da Trindade. Então, oremos na presença do Senhor com um coração contrito e quebrantado. (Alcindo Almeida)
quarta-feira, 23 de março de 2022
Os óculos da visão
Estava conversando com um amigo sobre os óculos da visão. O que as pessoas pensam que você é e o que você é de fato. Está aí uma questão relevante para nós os pastores pensarmos e tomarmos o cuidado para o nosso ego não inflamar. E assim pensarmos que somos o que realmente não somos!
Quando começamos a pregar bem e ter boa perfomance pensamos que somos grandes e algumas vezes, pensamos que somos intocáveis e o ego cresce, fica cheio e usamos Deus como ferramenta e não como o nosso Senhor e dono da nossa vida e caminhada.
Os óculos da visão são aqueles da graça divina em nosso coração, eles nos ajudam a ver quem somos, pessoas frágeis, finitas e pessoas que são como a sombra. Somos como Jó 8:9 diz: Porque nós somos de ontem e nada sabemos sobre a vida; nossos dias na terra são como uma sombra ligeira.
Coitados desses seres humanos incapazes de darem um passo na vida! Quando somos iludidos pela empáfia e pela soberba, achamos que somos mais do que somos mesmo. E somente a graça pode nos ajudar a ver o que somos mesmo, gente de ontem, gente que não sabe nada sobre a vida, gente que é como uma sombra ligeira.
Que Deus nos ajude a ter esses óculos da visão que nos levam a enxergar a nossa pequenez e pecaminosidade diante do Eterno Deus. (Alcindo Almeida)
Uma palavra agradável
Não podemos obrigar ninguém a manifestar a gentileza. Quando alguém rejeita a nossa gentileza, a tendência é recuar ou se zangar. O nosso desafio é, ao invés de repetir o comportamento de que fomos vitimas, devemos substituir palavras e posturas grosseiras por outras delicadas através da gentileza. Quando amamos como o Senhor nos ama, aprendemos a dizer palavras gentis, agradáveis e doces para aqueles que estão ao nosso redor.
O texto de Colossenses 4:6 afirma: A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
As palavras gentis têm grande a grande eficácia de cativar e até de curar, porque expressam reconhecimento, respeito, atenção pelo outro, são palavras construtivas, cativantes, salvadoras. O convite de Paulo é que tenhamos sempre uma palavra agradável, temperada com sal. A ideia do sal, entre os gregos, era o emblema da inteligência. O significado é que nossa conversa deve ser temperada com piedade e graça, de maneira semelhante àquela em que empregamos sal em nosso alimento. Torna saudável e palatável.
Devemos ter um espírito de piedade, com a forma agradável que Deus nos dá. Precisamos lembrar sempre que a gentileza é cortesia, generosidade, respeito e amabilidade. Gente dura não consegue nada, não agrega ninguém, porque trabalha com a violência nas palavras, o jeito rude de lidar com as pessoas.
Que Deus nos dê a graça de sermos gentis, respeitosos, piedosos e amáveis com todos que nos cercam. (Alcindo Almeida)
As verdades da Palavra
Francis A. Schaeffer certa vez escreveu: Nós não apenas cremos na existência da verdade, mas também cremos que nós temos a verdade — a verdade que podemos compartilhar no Século XX. Você pensa que nossos contemporâneos nos levarão a sério se nós não praticarmos a verdade na qual dizemos crer? Numa Era que não acredita que a verdade exista, você crê que nós teremos qualquer credibilidade se não praticarmos a verdade?
Schaeffer viveu num mundo, no qual boa parte dos teólogos protestantes embarcou no chamado “liberalismo teológico”, o qual, sobretudo, questionava a historicidade de Jesus. Assim, Schaeffer entendeu que tal proposta “teologicamente liberal” anulava o escândalo da Encarnação, e, em si mesma, destruiria a fé.
Hoje, os problemas não são diferentes da época de Schaeffer. Temos uma teologia fraca e cheia de itens para facilitar a caminhada do povo que se diz cristão. Precisamos na verdade de muita graça e sabedoria para praticar uma teologia pura, simples e verdadeira. Não podemos negociar as verdades da Palavra. Elas são absolutas e perfeitas.
Que Deus nos ajude a viver, respirar e andar sempre na Palavra de Deus com fidelidade e sinceridade. (Alcindo Almeida)
terça-feira, 22 de março de 2022
A oração dependente
Paulo diz em Filipenses 4.6b: Antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.
Qual é o remédio para a ansiedade? É oração, é a súplica de ações de graças. É o fato de entregarmos o nosso coração na presença do dono absoluto da vida. Paulo ensina a rendermos graças através da oração e a suplicarmos especificamente para baixarmos a ansiedade. Oração é o meio para fugirmos de uma vida ansiosa que resulta na incredulidade.
A oração é a única marca que nos afasta da secularização. Vivemos um protestantismo cultural, não relacional, não bíblico. Um protestantismo que não demonstra mais dependência do Pai através da oração. E no meio de um mundo tão complicado a oração nunca foi tão relevante e tão importante como hoje.
O mundo nos impulsiona para viver de maneira virtual e ilusória. O padrão da secularização é irreal e falso. A sociedade não vive em função do mundo real, ela vive uma ilusão. O Reino de Deus através da oração nos convida para a libertação das ilusões, dessa visão falsa da constituição humana.
A oração dependente nos faz reconhecer o nosso erro, a nossa enfermidade e através dela experimentamos a cura para a nossa alma. A oração dependente nos leva o coração para a presença do Pai. Ela nos coloca no centro da vontade de Deus e nos faz descobrir os verdadeiros motivos da nossa vida: a Trindade. A oração não é um monólogo, não é um narcisismo, mas oração é a razão da existência da nossa alma, ela é um encontro com Deus que produz total dependência da sua graça e do seu amor.
Através da oração entramos na presença do Pai e descansamos inteiramente nele. Oração é escutar atentamente aquele que se dirige e nós e nos controla. Nela percebemos que nunca estamos sozinhos, Deus está sempre conosco e se preocupa com toda a nossa história, dificuldades e problemas.
A oração nos faz dar ouvidos a uma voz de amor, uma voz de graça e misericórdia. Só que para escutarmos esta voz, necessitamos dirigir a nossa mente e o nosso coração para o altar do dono da nossa vida. E dizer de fato e de verdade: Pai seja feita a tua vontade na terra como nos céus. A oração nos faz morar no santuário íntimo do Pai e ali aprendemos de fato o que significa andar com o Senhor e ter a oração como a fonte da dependência dele!
Oração é a entrega ao Senhor que nos faz aprender dele, nos faz descansar totalmente nele. Faz-nos tê-lo no centro de tudo. Ela é dolorosa porque descobrimos que não queremos entregar tudo, mas depois percebemos que a ansiedade está distante de nós e então queremos ir ao Filho e depositar o nosso fardo, o nosso cansaço e receber o alívio dele. (Livro Alegria verdadeira - Série Intimidade com a Palavra (Filipenses)
segunda-feira, 21 de março de 2022
sábado, 19 de março de 2022
Jesus Cristo é a fonte da vida
Seguir a Jesus é o projeto de vivenciar a vida eterna que começa aqui, isso através do conhecimento dele. Somos salvos pela vida de Jesus Cristo (morte e vida dele). A morte de Jesus produz reconciliação e a salvação nele, produz vida eterna. A sua morte na Cruz do Calvário nos dá acesso à comunhão com a Trindade.
Não temos outro acesso à eternidade se não estivermos ligados com Jesus Cristo de Nazaré. Jesus Cristo é a fonte, a vida, a razão da nossa existência e do coração. Sem Jesus Cristo não tem Evangelho, sem Jesus não tem Reino e não tem vida para seres humanos pecadores como nós.
Jesus é o centro de tudo na existência humana. Não é por acaso que Pedro pronuncia as palavras mais marcantes do seu coração: Senhor, para onde iríamos? Só o Senhor tem as palavras de vida verdadeira, de vida eterna. E nós temos crido que tu és o Santo de Deus. Jesus Cristo é a nossa fonte da vida e nele experimentamos a eternidade diante da Trindade. (Alcindo Almeida)
sexta-feira, 18 de março de 2022
Transformação na vida
Chamado, Vocação, Transformação, Evangelho e Reino. Num momento tão caótico que vive o nosso país. Num momento tão difícil que viver a credibilidade nas pessoas que se dizem cristã, tais palavras precisam ecoar mais que nunca no grupo que se diz "protestante”.
O nosso chamado é para salvação em Cristo Jesus e como chamados, a nossa vocação é servir com os talentos que o Eterno nos deu. Servimos sendo cristãos autênticos, verdadeiros e honestos em tudo que falamos e fazemos. Não adianta dizermos que somos cristãos e a nossa conduta diz o contrário.
O nosso envolvimento que gera transformação na vida das pessoas é através do que chamamos de missão do Reino. A transformação tem a ver com a experiência da cruz de Cristo no peito. Somos transformados pela regeneração feita em nosso coração. O Espírito Santo aplica a obra de redenção em Cristo tirando o nosso coração de pedra e colocando um coração de carne. Um coração que vive e respira Cristo em tudo!
Nós apresentamos o Evangelho do Reino de Deus, o único que pode transformar essa nação corrompida até o limite. O Evangelho de Cristo é o único que pode trazer vida, paz, alegria e significado na vida das pessoas. Então, vivamos esse Evangelho do Reino vivendo as palavras e atitudes de Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)
quarta-feira, 16 de março de 2022
Vivamos leves
A ansiedade é uma emoção orientada para o futuro composta por componentes cognitivos, afetivos, comportamentais e psicológicos. A ansiedade é ativada através do sistema de processamento de informação quando o sujeito percepciona uma situação como ameaçadora por se tratar de circunstâncias imprevisíveis e incontroláveis.
A ansiedade é vista como uma emoção caraterizada pelo estado de apreensão desconfortável, comumente orientada por reações do sistema nervoso autônomo. A ansiedade é um processo de seres humanos caídos. Quando Adão desobedeceu ao Senhor, o pecado entrou no ser humano e em toda a criação. Agora, todos nós temos esse defeito no ser. Temos ansiedade no coração.
Sofremos com a prova do vestibular, sofremos antecipadamente para a entrevista de um emprego. O jovem sofre com a ansiedade quando pedirá a moça em namoro. Acordamos com uma ansiedade enorme no dia do casamento. Sofremos de ansiedade até para sair em férias.
A Bíblia afirma: Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês. Acredito que a única maneira de vivermos leves, confiantes e dependentes da vontade de Deus, é entregando a nossa ansiedade para Ele. Quando confiamos que Deus está no controle de tudo o que se refere a nossa história, descansamos mais e sofremos menos. Deus cuida do nosso coração em todo o tempo. Essa verdade é marcante para que não soframos antes do tempo.
Os pais não precisam ficar loucos querendo resolver os dilemas dos filhos. Deus sabe o que se passa com eles. Os filhos não precisam ficar desesperados atrás do futuro, porque o mesmo pertence ao Senhor. Nenhum de nós precisa ficar maluco na vida tentando resolver as grande questões da vida. Deus cuida de todos os detalhes da nossa existência e ponto final. Aprendamos e viver leves e confiantes no caráter do Eterno Deus. (Alcindo Almeida)
segunda-feira, 14 de março de 2022
A verdadeira paz
Steven Pinker no seu livro: O novo Iluminismo, defende a razão, a ciência e o humanismo, os ideais de que precisamos para enfrentar os nossos problemas e dar continuidade ao nosso progresso. O cientista Pinker incita a rechaçar manchetes alarmistas e profecias apocalípticas, que vicejam nos dias atuais e influenciam a visão de mundo. Ele demostra que a vida, a saúde, a prosperidade, a segurança, a paz, o conhecimento e a felicidade estão em ascensão, não apenas no Ocidente, mas em todo o mundo. Para Pinker, esse progresso é uma herança do Iluminismo: a convicção de que a razão e a ciência podem impulsionar o florescimento humano e, mais do que nunca, elas precisam de uma defesa vigorosa.
Bom, claro que estamos falando de uma pessoa muito inteligente, só que Pinker não olha para as profecias e para as verdades das Escrituras sobre a verdadeira situação do ser humano. O ser humano em si é pecador e cada vez mais mostra o estado da sua miséria. Não discordo que um crescimento tecnológico e que houve um avanço em vários setores. Mas, essa visão do resgate do Iluminismo é uma infelicidade sem tamanho.
Vemos a vida humana se destruindo cada vez mais. A violência aumentou de uma maneira terrível, a questão da paz nos evidencia claramente que os seres humanos estão em guerra, haja vista o momento atual. A Rússia tem interesses econômicos e políticos e os tais sobrepujam a paz. Sem o menor constrangimento, o governo russo mata pessoas e destrói lugares. Paz? Que paz? Onde Pinker vê o progresso na paz e na prosperidade das nações desse jeito?
A grande verdade é que a humanidade está mais fria, mais seca e menos dependente de Deus. Os conceitos do Iluminismo voltaram a marcar a sociedade sem temor de Deus, sem dependência da direção e graça de Deus. Pobre ilusão de progresso sem Deus! O mundo ficou mais pobre no sentido de moral, paz, segurança, saúde e felicidade. Enquanto os seres humanos não se voltarem para Deus, viverão uma ilusão de paz. Porque a verdadeira paz para o coração humano se chama Jesus Cristo de Nazaré. Sem Cristo zero de paz, sem Cristo zero de segurança no ser. Sem Cristo zero de felicidade e respeito. Sem Cristo zero de vida em qualidade! (Alcindo Almeida)
A empáfia do ser humano
O livro de Yuval Noah Harari, Homo deus: uma breve história do amanhã, traduz sua conclusão básica. Não se trata apenas de que não precisamos mais de Deus. A humanidade agora é "deus." Somos a nossa própria esperança para o futuro, nosso próprio deus. Temos não apenas esperança, mas certeza de um futuro brilhante porque dispomos de todos os recursos em nós mesmos para torná-lo realidade.
No livro Yuval mostra que a natureza humana será transformada no século XXI, porque a inteligência está se desacoplando da consciência. Os robôs não se apaixonarão uns pelos outros (o que não significa que sejamos incapazes de nos apaixonar por robôs). Nesse Século que chegamos, percebemos que a busca pelo significado de ser humano tem estafado a todos. E o ser humano, de uma vez por todas, virou o centro de tudo. Deus, o verdadeiro, o único, tem sido deixado de lado.
O resultado catastrófico para todos nós é que temos uma sociedade desconfiada da vida, desacreditada na esperança e sem fé. Temos uma sociedade que vive constantemente com medo do amanhã, medo da economia explodir, medo de guerras, medo da morte e medo do futuro que está próximo de nós.
O grande objetivo do ser humano reinar, está levando-o a definhar na razão e no ser, porque isso é absolutamente impossível. Não conseguimos dar um passo nessa vida sem a direção e controle do Deus Eterno, o dono da nossa vida e do Universo. Precisamos rever os conceitos e ir para as Escrituras. Elas dizem que a nossa vida está nas mãos do Eterno Deus. Ele que controla e dá o tom da vida. Ele que dirige os passos da nossa vida. Ele é a única esperança e segurança para a nossa vida!
O texto sagrado afirma em Colossenses 1:16,17: Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Tudo depende de Cristo, tudo foi criado para ele. Tudo é para a glória dele. Seres humanos, apenas recebem a graça dele, mas não controlam nada, não são nada. Ele é tudo em todos e ponto final! A empáfia de ser dono do próprio coração, de reinar, de conduzir a vida do jeito que quer, não é uma doença nova. Ela é velha, aconteceu no início de tudo quando Eva ouviu: vocês serão como Deus. (Alcindo Almeida)
sábado, 12 de março de 2022
O perdão é libertador
A Bíblia falando sobre a falta de perdão diz: Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.
Quando não perdoamos temos o processo de amargura dentro de nós mesmos! A falta de perdão gera doença na alma. Azeda o nosso coração de maneira terrível. A falta de perdão gera um mal terrível lá dentro do nosso ser. Ficamos tristes, ficamos insensíveis para com as pessoas e anulamos aqueles que nos feriram na vida. A falta de perdão gera nos deixa com o coração endurecido.
O perdão é um ato de libertação, porque nos livramos da dor que alguém nos causou. O perdão nos faz bem e deixa o nosso coração leve, solto e sem rancor. Perdoar significa nos desfazer da ferida que foi causada, tiramos a pedra de barreira que está lá dentro. Nunca mais essa ferida nos afetará. Não sofreremos nunca mais por causa da ofensa feita a nós. Portanto, não permitamos que a falta de perdão nos atrapalhe na caminhada sadia e leve da vida!
Finalizo citando as palavras de Jesus em Mateus 5: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. (Alcindo Almeida)
sexta-feira, 11 de março de 2022
Algo que enriquece o coração
A nossa espiritualidade é caracterizada por uma vida de leitura e oração. Não tem outro caminho para fugirmos do pecado e cultivarmos uma vida de purificação e santidade no Reino de Deus. Oração é uma chave para os nossos jovens vencerem o mundo e as suas tentações que aparecem todos os dias. Oração nos coloca no centro da vida espiritual. A leitura da Palavra de Deus enriquece o coração para ele não fugir do centro que é Jesus de Nazaré. (Livro Ouvindo as Escrituras - Salmo 119)
quinta-feira, 10 de março de 2022
Desejamos ser amados
Amar e ser amado é uma experiência que toca sempre o fundo da alma humana. Amar - e ser amado é uma experiência transbordante, cheia de vida e exultação. Não só a pessoa que ama experimenta esse sentimento extremo, mas também quem é amado se envolve nesse amor, é absorvido e recebe o grande presente de ser tratado bem, de ser amado pelas pessoas.
O amor faz a vida prosseguir mais leve tanto para quem ama, como para quem recebe o amor. Sabemos que há um anseio do ser humano por amor. Os homens esperam ser amados pelas esposas, as mulheres, dentro da sua sensibilidade feminina, esperam e desejam ser amadas pelos seus maridos. Os filhos desejam ser amados e compreendidos pelos seus pais. Pais esperam e anelam o amor dos seus filhos. Somos seres criados para desenvolver o afeto, o amor e as emoções do ser. Deus nos formou com a imagem e semelhança dele, por isso, amamos e somos amados.
Não há possibilidade de vivermos à margem do amor, por isso a Bíblia afirma em I João 3.16: Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
Cristo se entregou por nós numa cruz do Calvário por causa desse amor especial, esse amor marcante, absoluto e profundo. Ele se deu por nós, não porque somos bons e cheios de virtudes. Ele se deu por causa desse amor profundo por pecadores. Assim, imitando o seu jeito de se doar, de se entregar, somos convidados a amar como Cristo nos amou.
O amor verdadeiro vai além de nós mesmos, esse amor é o de Cristo. O modelo para amarmos as pessoas ao nosso redor é Cristo. Ele se doou totalmente por nós, assim também devemos nos doar, devemos amar e criar um espaço de amor profundo por aqueles que nos cercam.
Que Cristo nos ajude a amar como Ele nos ama. Afinal, nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro. (Alcindo Almeida)
terça-feira, 8 de março de 2022
A arte divina chamada mulher
A mulher tem senso intuitivo, tem um espírito de atender as necessidades dos outros por causa do próprio instinto feminino. Ela não se preocupa muito em mostrar ou provar sua competência. Demonstrar que ela precisa de ajuda não é sinal de fraqueza, é simplesmente demonstrar que é humana. Um homem se sente constrangido em pedir ajudar e em reconhecer a fraqueza, a mulher não.
Ela diz quem é movida muito pela sua emoção e assim mostra sua personalidade através do choro, dos gritos, dos desejos e das frustrações. Ela é absolutamente genuína na expressão dos sentimentos. Ela não tem medo de dizer quem é e nem o que sente. Ser mulher é uma arte toda especial. Ela é mãe, esposa, amiga, parceira e completa o homem tornando-se um com ele. Feliz dia internacional da mulher. (Livro: Um jeito doce de viver com seu cônjuge)
segunda-feira, 7 de março de 2022
Amizade x inimizade
A inimizade nasce sempre de uma projeção. Quando alguém não consegue suportar algo em si mesmo, faz uma projeção na outra pessoa que brilha naquilo que é a sua carência! A inimizade gera raiva, distância e repúdio pelo próximo. A raiva é grátis e por nada. Quem nos odeia, odeia geralmente por causa de alguma inferioridade na vida e no ser!
Mas, a amizade constrói, edifica, alimenta o coração, a amizade deixa a gente seguro, leve e alegre. Porque os amigos de verdade querem o nosso bem! Os amigos querem estar conosco não pelo que temos, mas por aquilo que somos.
O inimigo quer nos derrubar, mas o amigo que nos levantar. O inimigo quer nos ver infelizes, mas o amigo que nos ver completos e realizados em Deus. A amizade é um grande presente divino para o nosso coração. Tanto que a Bíblia diz que na angústia nasce um irmão e há amigos mais chegados do que um irmão.
Lembremos que a amizade rompe qualquer inimizade, qualquer sentimento de rancor, ódio e repulsa! Jesus é o nosso amigo por excelência, por isso morreu e ressuscitou para nos trazer vida, amizade e leveza do ser! (Alcindo Almeida)
sexta-feira, 4 de março de 2022
Uma postura séria
Meister Eckehart aborda a vivência do silêncio pleno na intimidade radical de nosso interior. Ele diz: É na essência mais íntima da alma, na última centelha da razão, que o nasce o silêncio. No que a alma pode oferecer de mais puro, de mais nobre e de mais delicado, é aí que ele deve acontecer: naquele profundo silêncio onde jamais chegou qualquer criatura.
É um silêncio de experiência, um silêncio pleno de sentido para a proximidade de Deus, é um silêncio esvaziado de todos os pensamentos e sentimentos humanos, um silêncio que ultrapassa toda experiência.
A Bíblia diz em Deuteronômio 27.9: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Silêncio tem a ver com a alma quieta diante de Deus, apenas para escutar a sua voz. No silêncio paramos de ouvir as diversas vozes interiores, para ouvir somente a voz do Eterno Deus. Quando paramos para ouvir, percebemos que Deus é o Deus da vida, do coração e do nosso ser.
Silêncio tem a ver com reverência, uma postura séria e profunda diante do Eterno Deus. Paremos tudo o que fizermos e toda a nossa agenda seja dedicada para o senhor, para o tempo de comunhão com Ele e mais nada! (Alcindo Almeida)
quinta-feira, 3 de março de 2022
Uma moça séria
Olhem a referência que as Escrituras dão a Rebeca? O texto em Gênesis 24:15,16 afirma: O Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro. A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
No meio de toda a pecaminosidade, encontramos uma moça séria diante de Deus! Hoje vivemos numa sociedade que valoriza o prazer a qualquer custo. As pessoas dizem: o importante é sermos felizes, façamos o que quisermos para alcançarmos essa felicidade.
Claro que não! Se fizermos o que bem desejarmos nos afundamos em pecado e dissolução. Olhemos para as crianças entregues as sua próprias formas de conduzir. Temos gerado adolescentes e jovens perdidos em seu próprio ser. Adultos precoces é a realidade que vemos hoje.
Quando nós olhamos para a vida de Rebeca, percebemos uma moça delicada, singela e muito séria com Deus. Uma mulher que leva a sério a vida. Ela não tinha somente a beleza física, ela tinha uma beleza interior. Seu caráter era honesto, verdadeiro e puro.
O testemunho que temos sobre ela é de pureza. Essa moça estava se guardando diante de Deus para um futuro esposo. Rebeca vivia na dependência de Deus para o seu futuro. Como precisamos investir nas filhas e filhos para sejam puros, para que se guardem diante de Deus quanto ao futuro casamento.
Chega de vermos os nosso jovens perdendo a pureza e tendo crises homéricas na mente e no coração. Peçamos ao Eterno que preserve, guarde e segure os nosso jovens na presença dele. (Alcindo Almeida)
Foco e atenção sempre
Viver bem começa com a atenção. A pessoa que não dá atenção a si mesma, acaba perdendo-se. Quem não vive cada momento com atenção, vive a margem de si mesmo e da própria realidade. Precisamos ter atenção para viver uma vida consciente. Somente quando nos tornamos atentos, descobrimos a riqueza da nossa existência na presença do Eterno Deus.
Vencemos os obstáculos da existência, quando prestamos atenção na graça do Eterno Deus. Assim, nos levantamos no meio da angústia, no meio da escuridão e no meio da dor. Porque a nossa atenção está concentrada em Cristo Jesus.
O texto sagrado diz: Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2)
Percebam a grande diferença na nossa vida, a nossa atenção está concentrada em Cristo Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Jesus, em troca da alegria que estava proposta, suportou a cruz por causa de nós. Ele sofreu calado, padeceu calado e foi até o fim e hoje está assentado à destra do trono de Deus. O que devemos ter então na vida cristã? Foco e atenção sempre.
Temos o foco naquele que nos amou, temos atenção na vida sempre, passamos pelos obstáculos da vida olhando para Jesus. Vendo o jeito dele, o modo de vida dele. Estamos atentos para o caminho da espiritualidade com santidade, seriedade, compromisso e fé.
O cristão verdadeiro não fica parado no tempo vendo as coisas acontecerem, ele se move, ele anda, respira o Evangelho e se envolve na causa do Reino todos os dias da vida! (Alcindo Almeida)
Assinar:
Postagens (Atom)