segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Somos pastores

Respondemos a dotação do ministério pastoral para transmitir as realidades espirituais, por meio da Palavra divina, por meio dos símbolos de fé e dos sacramentos. Eugene Peterson diz que tarefa é o que fazemos para completar uma missão. Ele diz que “o primeiro requisito é que prestemos contas a quem designa a missão e paga o salário. Aprendemos o que se espera de nós e o fazemos. Não é errado executar tarefas. Todos as temos, em maior ou menor grau. As profissões são diferentes, porque nelas existe algo além de agradar aos outros: estamos aqui perseguindo, ou moldando, a verdadeira natureza da realidade, convencidos de que, continuando fiéis a nossos compromissos, beneficiaremos as pessoas num nível muito mais profundo do que se fizermos apenas aquilo que nos pedem. Nas tarefas, lidamos com realidades visíveis e, na missão, com as invisíveis.” 
Tarefa e missão. Que luta para nós. Porque temos a tarefa de mostrar números para as igrejas que dirigimos. Temos que mostrar que somos comprometidos e envolvidos com o trabalho pastoral. 
Missão tem a ver com as questões espirituais: pregar, ensinar as Escrituras de m maneira séria, verdadeira e fiel. Temos a missão de cuidar de pessoas, ouvi-las nas suas crises. Choramos com elas e também nos alegramos em diversos momentos. Celebramos nessa missão, os nascimentos, mas realizamos os ofícios fúnebres e nem temos tempo para chorar, porque nossa missão é consolar. Voltamos para casa e os problemas e lutas das pessoas vão conosco. Porque não dá para vestir a roupa pastoral e no fim do dia tira-la como se nada estivesse acontecendo. 
Não é fácil ser pastor, não é muito simples lidar com vidas de Deus. Temos que abrir mão de nós mesmos para que as pessoas sejam tratadas e amadas. Não é fácil ter missão e tarefas no ministério pastoral. Por isso, não tem valor que pague uma abraço, uma oração no hospital. Uma palavra de exortação ou consolo. Porque ser pastor é uma arte divina, sobrenatural e espiritual. 
Hoje somos gratos ao Eterno Deus pelo dia dos pastores presbiterianos, que são auxiliares de Jesus Cristo de Nazaré. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário