O Salmo 73.26 afirma: Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
Calvino diz que alguns entendem a primeira parte do versículo no sentido em que o coração e a carne de Asafe o traíram através do ardente desejo com que se via ele impelido; e pensam que, com isso, ele pretendesse testificar da ardente solicitude com que aplicava a Deus sua mente. Temos uma forma semelhante de expressão em outra lugar; mas a sentença imediatamente seguinte, Deus é a força de meu coração, parece demandar uma explicação diferente.
Parece que a ideia que Asafe trabalha aqui é que se ele estiver separado de Deus, nada seria, e tudo quanto ele fizesse sem a graça de Deus na sua vida, terminaria em absolutamente nada. Então, mesmo que o seu coração seja fraco, mesmo que ele padeça na vida diante das crises que aparecem, quando ele está diante de Deus, quando ele se chega a Deus, ele encontra a força e o sustento profundo para seu coração.
Não somos absolutamente nada sem Deus, não temos forças sem Ele, não temos alento para a vida. Ele é a nossa segurança e fortaleza na hora da crise e dor. Ele é a nossa grande herança para viver em meio aos problemas e dificuldades da caminhada.
Asafe percebe que quando a crise vem, ele não tem ninguém além de Deus. Ele sabe que Deus o segura pela mão direita. Deus o ajuda em todo tempo e por isso, ele diz que bom é estar junto a Deus e confiar no seu caráter. Confiemos no caráter divino para todos processos da nossa vida. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário