Vivendo em função da verdade

Paulo afirma em Efésios 4.25: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 
Deus nos chama para uma vida de nadar contra a corrente. O nosso chefe nos ensina a mentir e a Palavra nos ensina a não mentir. O vizinho incita a nossa ira e a Palavra nos ensina a nos controlar sempre sem deixar o ódio tomar conta do nosso coração. Paulo fala de atitudes de alguém que teve a imagem de Deus restaurada na vida. Então uma vez revestidos do novo homem, criados segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade, não podemos dar lugar à mentira na vida.
No texto Paulo fala mais ou menos assim: Sejam coerentes. Que a vida seja o adorno da confissão de vocês. Tendo renunciado a falsidade, pratiquem agora a verdade. O termo mentira é pseudos no grego, que significa qualquer tipo de falsidade. Como cristãos com a imagem de Deus restaurada, temos que fugir da mentira (falsidade) em todos os seus sentidos.
Viver a unidade pressupõe viver em verdade, naquilo que falamos, pensamos e fazemos. Antes de Cristo mentíamos, agora não mais, porque somos novos homens e novas mulheres de Deus. Pessoas chamadas para viver a verdade e falar a verdade. Deixar a mentira é a mesma ideia de se despojar do velho homem e esta prática deve ser de uma vez por todas. Depois de Cristo, não vivemos na prática da mentira. A mentira faz parte da vida dos discípulos do Diabo (João 8.44), não dos discípulos de Cristo. Estes falam da verdade, da sinceridade e não da mentira. Por isso, que Paulo afirma que devemos falar cada um a verdade. Provavelmente Paulo cita o texto de Zac. 8.16-17. 
Cristãos em Cristo devem falar a verdade e aborrecerem a maldade, a mentira, a falsidade com o seu próximo.
Calvino diz que a mentira está associada com a fraude, com a desconfiança, com o engano e a astúcia. Enquanto que a verdade só atenta para a simplicidade e sinceridade. Saibamos que a verdade é a primeira condição para o estabelecimento da confiança mútua entre nós como corpo de Cristo. Peçamos graça cada dia para que a verdade ande ao lado como servos de Cristo (Alcindo Almeida).

Você também pode gostar

0 comentários