Leituras em abril de 2015


CELETI, Gilberto. Excelência no trato com as crianças. São Paulo: Editora APEC, 2014. A falta de excelência com que as crianças são tratadas pela sociedade, pelos próprios pais e também pela igreja é uma realidade preocupante. O que poderia ser feito para mudar este quadro e ter uma atitude mais excelente no trato com as crianças? O objetivo deste livro é despertar pais, educadores e líderes para darem maior atenção á nova geração e buscar excelência no trato com as crianças na esfera pedagógica, teológica e familiar, reconhecendo que o momento é difícil, mas é também excelente e deve ser bem aproveitado. Contém 162 páginas.

BORNSCHEIN, Fred R. Enviados para servir. Curitiba: Editora Esperança, 2014. Enviados para servir é mais do que um título para um livro: é a síntese do ser cristão. Jesus Cristo nos dignifica como participantes da vocação divina: “Assim como meu Pai me enviou, eu vos envio”. O autor, teólogo e professor, Fred Bornschein, nos leva a uma profunda reflexão bíblica, sustentada por uma atitude de quem serve ao Senhor com alegria. A Irmandade Evangélica Betânia considera um privilégio ter, há muitos anos, o pastor Fred Bornschein fazendo parte da liderança, sendo por oito anos o presidente da entidade. Agradeço a ele por ter escrito este livro. Jesus Cristo está em busca de pessoas, independentemente de idade, profissão ou estado civil, que respondam: “eis-me aqui!”. Contém 144 páginas.

BONHOEFFER, Dietrich. Orando com os Salmos. Curitiba: Editora Encontro, 2010. A maneira simples, singela e tão direta com que o autor nos ajuda a mergulharmos no saltério é extremamente fascinante e edificante. Sua obra é dividida em temas dos mais significantes dos salmos, como criação, lei, vida, sofrimento, inimigos e, é claro, a oração. Em umas poucas linhas, ele ressalta a importância da oração matinal: A oração da manhã decide sobre o resto do dia. A vergonha quanto ao tempo desperdiçado, a fraqueza e o desânimo no trabalho, bem como a confusão e a indisciplina em nossos pensamentos e nos relacionamentos com outras pessoas frequentemente tem sua origem no desleixo da oração matinal.  Inclui a obra uma biografia de Bonhoeffer. Contém 70 páginas.

FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o Povo de Deus. São Paulo: Editora United Press, 1997. Paulo, o Espírito e o Povo de Deus é uma obra inovadora e corajosa. Inovadora por transcender os paradigmas de pentecostal e não-pentecostal que se tornaram rótulos presentes e quase indispensáveis no mundo evangélico atual. Corajosa por se lastrear em uma exegese absolutamente bíblica das cartas paulinas, sem se preocupar com ideologias e tradições denominacionais. Fee afirma que atualmente o Espírito Santo tem sido deixado à margem tanto na igreja pentecostal como na igreja tradicional, ao contrário do que ocorria na Igreja Primitiva, onde a presença do Espírito Santo era experimentada de uma forma muito mais vívida e constante. Defendendo a importância de uma vida cristã integrada com o Espírito Santo, Gordon Fee acredita que este é um dos principais fatos que explica o maior sucesso e eficácia da Igreja Primitiva. Contém 222 páginas.

SCHWARZ, Christian A. As três cores da comunidade. Curitiba: Esperança, 2014. O livro apresenta uma maneira nova de olhar para os pequenos grupos. Em vez de estar preocupado com os aspectos técnicos do ministério de grupos pequenos, o livro centra-se nas qualidades que são fundamentais para qualquer tipo de comunidade cristã, seja uma família, uma reunião de oração, um grupo de estudo bíblico, um mutirão ou um coral. Com base em ampla pesquisa, As três Cores da Comunidade retrata sete qualidades que todas as comunidades saudáveis têm em comum. A aplicação desses princípios não só gera reações entusiasmadas dos participantes, mas também efeitos sustentáveis em suas vidas. Contém 144 páginas.

GOMES, Laurentino. 1808 – Como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007. A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível à história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade '1808' é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira. Contém 414 páginas.


KELLER, Timothy. A fé na era do ceticismo. Como a razão explica Deus. São Paulo: Editora Vida Nova, 2015. Valendo-se da literatura, da filosofia, das conversas do cotidiano e de argumentação convincente, Tim Keller explica como a fé no Deus cristão é, na realidade, racional e justificável. Aos crentes verdadeiros, ele oferece uma plataforma sólida sobre a qual se apoiar contra os ataques à religião próprios da Era do Ceticismo. Aos céticos, ateístas e agnósticos, ele fornece um argumento desafiador para se lançarem em busca das razões da existência de Deus. Contém 288 páginas. 

Comentários

Postagens mais visitadas