sábado, 12 de julho de 2008

Eugene H. Peterson - Maravilhosa Bíblia: A arte de ler a Bíblia com o Espírito.....


Uma parábola sobre a despersonalização das Escrituras, transformadas em um objeto a ser honrado; desligadas dos fatos que precedem e se sucedem à sua leitura, do almoço e do museu; as Escrituras em um parque, muito acima da vida nas ruas; um texto colocado num pedestal como um monumento ao livro, protegido dos ruídos e do mau cheiro de diesel exalado pelos caminhões por um gramado amplo e bem cuidado.
É tarefa do Diabo destruir a ternura e a inocência de Hans, perpetuando-as em uma vida inteira de leitura marcada por uma leitura dedicada, porém, indiferente. Contrariando o Diabo, faço questão de dizer que, para ler as Escrituras adequada e corretamente, é necessário, ao mesmo tempo, vivê-las — não que esse deva ser um pré-requisito para a leitura da Bíblia, mas devemos vivê-la enquanto a lemos, vida e leitura recíprocas, linguagem corporal e palavras ditas, ir e vir, incorporando a leitura à vida, a vida à leitura.
Ler as Escrituras não é uma atividade distinta de viver o evangelho, mas integrada nele. Significa deixar que outro participe de tudo o que dizemos e fazemos. É assim mesmo, muito fácil. E também difícil.
___________________
Editado por Alcindo Almeida....

Nenhum comentário:

Postar um comentário