Quando olhamos para a grandeza das perfeições divinas, ficamos sem compreender no sentido mais profundo das palavras humanas. Pela graça de Deus, podemos conhecê-lo a Deus de forma mais completa, evidentemente, conforme Deus se mostra para nós. Porque, como Calvino expressou: o conhecimento que o homem pode apreender acerca da existência do criador é oriundo tanto da criação como das Escrituras sagradas.
Calvino disse que o conhecimento que se pode obter de si mesmo não é puro ao ponto de nos levar à contemplação verdadeira do Criador. Calvino considera tal conhecimento como o chamado sensus divinitatis, Deus imprime na mente e no coração do homem uma compreensão acerca dele mesmo. Todos os seres humanos têm uma noção sobre Deus.
Para os eleitos, há um conhecimento profundo, um conhecimento que faz com que vejam e provem a glória de Deus. Somos tocados pela experiência que Paulo trabalha em 2 Cor. 3.18: Todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados de glória em glória nessa mesma imagem.
Ao contemplar a glória, cada dia somos transformados e somos renovados no conhecimento de Deus. Para que contemplemos a glória precisamos de tempo, comunhão e reverência. Precisamos de um momento para cultivar a presença de Deus de maneira íntima e prazeirosa. Nesse tempo, somos lapidados, renovados e cheios da graça divina.
Valorizemos esse conhecimento sobre quem Deus é na sua glória e majestade. (Alcindo Almeida)
Amém 🙏
ResponderExcluir