O ritmo do Seminário era forte demais, a media final era 8,0 sem choro! Eu levantava todos os dias às 4:30 para ler e estudar. Grego e hebraico, foram duas matérias que precisavam de muita atenção dada. Hebraico era descoberta total e tinha que ralar mesmo! Eu e o Edmilson em dias de prova, fazíamos a chamada das palavras para tradução. Isso caia na prova do professor Tarcizio Carvalho.
Como foi complicado nos adaptar com as matérias. O professor Hermisten Maia Pereira da Costa dava trabalhos e mais trabalhos, mais as leituras dos textos. Mestre Canelhas tinha um monte de leituras também e uma prova brutal. Hebraico tinha tradução do livro de Amós e a prova no final do semestre. O professor Sebastião Arruda era exigente nas provas e no desenvolvimento das línguas portuguesa e inglesa.
Ufa, chegou o dia quinze de dezembro de 1993, final de ano e graças a Deus passei em todas as matérias. Era um alivio saber que não fiquei em exame e nenhuma matéria. As forças estavam concentradas para o meu preparo para o ano de 1994. Lembro que escrevi no meu diário no final de 1993: Estou com grandes dificuldades financeiras. Os irmãos Maurício, Emílio, Valter e Júnior me deram uma força. O Paco e Miriam me deram um fogão novo.
O Valter e Maurício me ajudaram a comprar uma Geladeira. É uma luta grande! Às vezes, bate uma solidão enorme no coração e ao ver essas lutas, percebo o quando preciso da graça e dependência do Eterno Deus!
Cheguei em 1994, voltando ao aulas em fevereiro. Tivemos uma mudança de apartamento, subimos para o terceiro andar. Vamos para um AP novo. Muitas matérias novas e começamos a estudar com dois novos professores. Os professores Heber Campos e Augustus Nicodemus. Ambos chegaram de fora. Estudaram o doutorado e estão ansiosos para aplicarem conosco o que aprenderam mais na longa formação de estudos na teologia e no Novo Testamento.
Eu tive o privilégio de conhecer alguns alunos novos que vieram para somar no curso diurno do JMC, um deles se chama Nelson Gonçalves Abreu Júnior. Conversei bastante com ele, o convidei para ir nos visitar no nosso apartamento. Gostei do cara, parece ser diferente. Chegou o mês de abril, estou numa correria muito grande, a grana está curta e o Seminário está cada vez mais puxado. Há um meio que o Banco Real oferece aos universitários, dez dias no especial sem juros.
A verdade é que estou suando esse benefício direto desde o inicio do ano. Está tudo apertado mesmo, tenho que pagar o condomínio e tenho que comprar alguns livros bem caros. Hoje é dia 04 de abril e bateu uma solidão enorme no coração! Chegou o final do semestre! Graças a Deus! Mas, foi muito difícil, tivemos uma prova de quase 7 horas com o Dr. Heber Campos. Ele deu a matéria toda do semestre e fizemos uma avaliação dissertativa.
Estou exausto e sem forças, acabei indo para o hospital com uma dor enorme na cabeça e uma fraqueza sem tamanho. Lembro que no dia 22 de junho, fui na casa do Maurício Lima para comemorar o seu aniversário. É o ano da Copa do Mundo. Estamos assistindo com a galera da igreja: Brasil e Holanda na semifinal. Que tensão, a Holanda empatou o jogo, estamos todos em silêncio e chegou a hora de Branco cobrar uma falta. Acredito que dará para irmos a final. Gol do Brasil! Estamos lá.
Chegou o dia 08 de julho de 1994, comemorei mais um aniversário na vida. Estou feliz por completar 23 anos de idade na presença do Pai. Uma grande amiga do coração chegou no Seminário para me levar ao Shopping, jantaremos juntos. Essa amiga é a Marta Reis, sempre gentil, atenciosa e preocupada comigo.
Grato a Deus pela amizade da Martinha e sua parceria na vida. (Livro: Teologia e Amizade: A nossa formação pastoral. 25 anos da Turma do Seminário JMC: Luiz Carlos Gomes Ribeiro)
PASTOR-
ResponderExcluirRVD Alcindo Almeida.
Que testemunho pessoal maravilhoso.
Deus Seja MAGNIFICADO! (SALMOS 70.4b)