Anselm Grun afirma no seu livro O depósito da nossa fé: A oração sem mudança de comportamento é apenas narcisismo; ação sem contemplação é ativismo. A essência do ser humano exige ambos os lados. Temos três caminhos da mística: a via purgativa, a via iluminativa e a via unitiva: a purificação ou esclarecimento interno, a iluminação e a união.
A verdade é que o encontro consigo mesmo tem muito a ver com o esclarecimento. E o soltar-se é um aspecto interessante da iluminação. Não confiamos mais em nossa pequena luz, mas naquilo que realmente é.
Davi afirma no Salmo 36.9: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz. Na luz divina contemplamos o Eterno Deus. No caminho da oração está a nossa contemplação do Senhor! Assim, a via purgativa tem a ver com a forma verdadeira como comparecemos diante do Senhor. Estamos com o coração limpo-me leve para orar ao Senhor!
A via iluminativa e a via unitiva tem a ver com a iluminação e a união com Cristo. Estamos unidos em Cristo, temos sua mente, o nosso discernimento diante dele é espiritual. Temos a iluminação da Palavra dentro de nós. Ouvimos, meditamos e oramos em sintonia com Cristo!
Nós contemplamos o Eterno Deus através da oração quando paramos o que fazemos e reservamos um tempo precioso para simplesmente estar ali!
Que Deus nos ajude a viver esse tempo de oração no coração! (Alcindo Almeida)
amém!!!!
ResponderExcluir