A Confissão de Westminster apresenta a doutrina da justificação com precisão. Ela ensina que a fé em Cristo conduz à justificação, que tem como base a obediência e a satisfação de Cristo imputadas a nós, não algo operado em nós ou por nós. Só precisamos lembrar que essa obediência evangélica que têm a ver com as boas obras derivadas da gratidão e da confiança, nunca faz parte de nossa condição de justificados diante de Deus.
A nossa justificação acontece tão somente pela fé e por meio de Cristo. Robert Traill afirmou: "A fé em Jesus Cristo, no ofício da justificação, não é nem condição nem qualificação, mas no próprio ato é uma renúncia de todas as pretensões semelhantes. O próprio ato de fé pelo qual recebemos Cristo é um ato de renúncia total de todas nossas próprias obras e justiça como uma condição ou base de salvação."
Horatius Bonar disse também: "A fé não é obra, nem mérito, nem esforço; mas é o cessar de tudo isso, Jesus que fez a obra da justificação de maneira completa e para sempre."
O texto sagrado em Romanos 5.1 e 2 afirma: Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus.
A justificação é a dádiva de Deus para todos aqueles que creem em Jesus Cristo como o único Salvador. A justiça de Cristo é imputada a nós para que recebamos a fé para crermos e compreendermos a obra de redenção.
Temos o perdão dos pecados pelo fato de Cristo nos substituir em nosso lugar na cruz do Calvário. Ele assume o nosso lugar tornando-se pecado por causa de nós, como Paulo fala em II Coríntios 5. Por causa da entrega dele, somos tornados justos, ou tratados como justos e Jesus como culpado.
Tudo isso é feito por amor e pela vontade da Trindade. Ela se entrega através do Filho para que tenhamos redenção no ser. Cristo toma o nosso lugar, isso é algo maravilhoso. Ele assume a cruz em nosso lugar. Jesus vai para a sua morte cruel e ressuscita para termos vida, para sermos justificados pela fé dele.
Louvado seja o Eterno Deus por essa justificação divina em pecadores como nós! (Alcindo Almeida)
Oh Glória , Deus é Maravilhoso, nos justificando através do sacrifício vivo De Cristo, te amamos Jesus
ResponderExcluir