Há muitos cristãos estressados, alguns estão exaustos, deprimidos, ansiosos e por incrível que pareça, alguns estão com zero de alegria na vida. Há muitos cristãos que não descansam adequadamente. Vivem o tempo todo envolvidos com inúmeras atividades e a vida dos estressados é algo frequente.
Temos pessoas cansadas da vida, cansadas do trabalho, da família com suas demandas enormes e temos pessoas tediosas com tudo o que acontece no cotidiano. Há muitos que desanimaram, perderam a esperança quanto ao presente e futuro. Alguns perderam o belo e a graça da leveza do viver dependendo de Deus na vida.
Alguns já procuraram ajuda psicológica e pastoral, mas percebem que o stress, a depressão e o esgotamento espiritual são frequentes na vida. Alguns perderam até o verdadeiro sentido de viver. Alguns já estão em colapso físico, emocional e espiritual. E arrumam mais ritmo veloz no meio da cultura moderna, porque é um meio para tentar passar por cima desses processos desastrosos do coração. Alguns já se tornaram escravos da agenda para taparem o buraco do cansaço mental.
As perguntas devem surgir diante de uma quadro como esse: como dar uma parada? Tomamos remédios? Marcamos férias? Praticamos esportes? Damos uma parada no ritmo? O que fazer diante de um quadro como esse?
Todas as demandas são importantes, precisamos dar uma parada! Algumas vezes devemos tomar remédios. Precisamos de férias sim. Verdade, precisamos praticar esportes e desacelerar na vida sim. Mas sobretudo, precisamos saber que o Eterno Deus está conosco, sustentando e dando forças para suportarmos o que deve ser suportado. Precisamos crescer na fé e na dependência do caráter de Deus.
Precisamos aprender a descansar nele. Precisamos aprender a ser pacientes no meio dos obstáculos e lutas na nossa jornada dura. O texto sagrado afirma em I Pedro 5:7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Além de usar as ferramentas que Deus nos deu: terapia, psicologia e atendimento pastoral, precisamos acima de tudo, colocar diante de Deus todas as crises, a ansiedade, o colapso físico, a saúde emocional e espiritual. Precisamos abrir a caixa preta do coração e dizer o que sentimos para o dono absoluto da nossa vida. Ele sabe de tudo o que se passa lá dentro. Nada fica alheio ao olhar dele. O Eterno Deus cuida de todo o nosso ser.
Lancemos mesmo sobre Ele tudo que vai no coração, porque Ele cuida de nós sempre. (Alcindo Almeida)
Pois é, Paulo deve ter ficado bem estressado quando soube de antemão que seria decapitado. Sem livramento!
ResponderExcluir