quarta-feira, 3 de maio de 2023

Espiritualidade no cotidiano


A espiritualidade é vivida no cotidiano, quando levantamos, tomamos um café e saímos para trabalhar. A arte de viver saudavelmente é quando nos lembramos que a nossa vida só tem sentido em Deus. 
O cotidiano é um processo que nos ajuda e ver Deus em tudo. Acordamos porque Deus nos sustentou, temos o café na mesa com a família, porque Deus proporcionou. Respiramos o ar de maneira sadia, porque Deus preparou. Temos o fôlego da vida, porque Deus nos dá mais um dia de vida.
A espiritualidade não é algo abstrato, ela é real e faz parte do comum da vida. Andamos e oramos, lemos e meditamos. Vemos Deus em todos os acontecimentos da vida. Experimentamos Deus na vida cotidiana, no simples andar e respirar é uma arte divina. Quando contemplamos o sol ao nascer vemos Deus, quando vemos a noite surgir, contemplamos Deus. 
Quando vemos uma criança nascendo contemplamos Deus. Quando vemos as árvores no jardim contemplamos Deus. Tudo na espiritualidade nos aponta Deus. Nada escapa da espiritualidade que contempla Deus. 
Acredito que é impossível tirar Deus do centro da nossa existência, tudo passa pela ação divina em nosso ser e ao redor. Por isso, precisamos refletir nas palavras de Moisés no Salmo 90:1,2Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Deus é o nosso refúgio em todo o tempo, porque Ele é Deus. A eternidade tem a ver com o Deus soberano. Esse Deus que dá o tom da nossa vida e respiração. Esse Deus que faz o sol nascer, a lua surgir e os pássaros viverem. Espiritualidade no cotidiano tem a ver com contemplação do Deus Eterno. (Alcindo Almeida)

Um comentário: