segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Jesus cura e dá sentido ao ser humano


Mateus 9:1 e 2 diz: Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade. Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados. 
O texto afirma que o poder de Deus foi demonstrado na cura de um paralítico. Um homem que não podia mais usar seus membros. Ele ficava deitado numa cama. Isso impressiona nosso coração ao vermos a fé daqueles homens que levaram o paralítico até Jesus de Nazaré. Ele chama a atenção para a fé deles e diz ao paralítico: Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados.
Vejam esse homem no momento em que os homens o levam até Jesus. Ele é abaixado por cordas, de repente, depois da palavra poderosa do mestre, ele levanta e passa a ter saúde, vigor e agilidade. 
Este homem levado na sua cama pelos homens se encontra com o olhar da graça de Jesus. Ele recebe a cura para o seu coração no sentido espiritual e também no físico. Ele estava sem nenhuma esperança para a vida. Não andava, não tinha a alegria de poder mover seus membros e agora Jesus diz para ele ter ânimo e o faz andar. E diz que seus pecados estão perdoados. 
Agora Jesus Cristo concede fé para esse homem. Ele recebe esse dom do próprio Senhor para viver uma nova vida com sentido e graça. Ele anda e anda por fé naquele que acaba de curar tanto seu físico, como sua vida espiritual.
Ele recebe algo que é extremamente marcante para a vida dele, ele recebe o perdão dos pecados na sua vida e coração. O perdão para esse rapaz gera vida porque perdão na perspectiva divina é graça em ação, graça que transforma. É a graça de Cristo aqui que cura o coração desse homem e restaura tudo dentro dele. 
Que Deus maravilhoso! Ele olha para nós também e no meio das enfermidades da nossa alma e coração, nos cura, ele nos perdoa e restaura a nossa vida. Isso traz esperança profunda para o nosso coração. Por isso, a esperança é uma poderosa força dentro de nós. Ela se assemelha a um imã que nos atrai para o nosso objetivo. 
A esperança amplia os horizontes da vida e traz a mensagem de possibilidades e mudanças. Por que ela tem esse sentido e significado dentro de nós? Porque a nossa esperança é Jesus Cristo de Nazaré. Aquele que vem e nos perdoa, nos cura e traz restauração em todos os sentidos da nossa vida.
Esse paralítico tem uma nova esperança, ele se encontra com a graça do perdão para seu coração. Aqueles amigos o trouxeram e talvez para muitos, não havia a menor chance de acontecer algo com ele. Mas, acontece, ele recebe o perdão e a graça de Cristo Jesus. Assim como foi na vida desse paralítico, muitas pessoas são restauradas por Cristo na questão da reconciliação. 
A palavra profunda de Jesus é: Os teus pecados te são perdoados. E com isso Jesus mostra a ele, que a única maneira de obter a libertação de todos os males dessa vida, é ser reconciliado com ele através do perdão dos pecados. Antes, do físico ele precisava de uma restauração no coração. Que momento profundo na vida deste homem que pela graça de Cristo experimenta o perdão dos pecados na sua vida. (Livro: O Jesus da proximidade. Olhando para Jesus no Evangelho de Mateus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário