quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Gosto ruim dentro de nós


O texto de Jó 10:1 afirma: A minha alma tem tédio à minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei com amargura da minha alma.
Jó num certo momento da vida foi dominado pela amargura na alma. Ficou azedo mesmo, ficou seco por dentro. A amargura tem o significado de gosto ruim, ela é como um fel, é algo insuportável lá dentro do ser. A amargura tem a ver com o azedume da alma. No sentido figurado, é aquela pessoa que está sentido angústia. Ela sente essa angústia, porque algo trouxe um sentimento ruim de raiva, dor e rejeição sofrida.
Uma raiz amarga só pode produzir um fruto amargo, sendo assim quando uma pessoa tem uma amargura no coração, geralmente suas atitudes e palavras serão amargas e isto obviamente, fará mau aos outros que convivem com ela.
A amargura pode vir quando passamos por uma perda de uma pessoa muito amada, quando somos ofendidos por uma pessoa ou quando somos expostos por alguém e não concordamos com o que foi dito sobre nós. A amargura tem uma função terrível dentro de nós, destruir o nosso ser.
Portanto, tomemos muito cuidado com a amargura, ela come a gente por dentro. A amargura nos envenena por dentro. A amargura nos coloca isolados diante das pessoas, a amargura afasta qualquer possibilidade de perdoarmos aqueles que nos feriram ou disseram palavras ofensivas a nosso respeito. A amargura não permite que aceitemos as pessoas no meio das suas fragilidades. A amargura geralmente produz em nós mágoa profunda, que desemboca em ódio para com aqueles que nos magoaram em algum momento da vida.
Em Provérbios 14:10, Salomão afirma: O coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho. A grande realidade é que devemos nos proteger da amargura no coração, reconhecendo que somos pessoas frágeis e que nos magoamos, nos sentimentos ofendidos por falas impróprias a nosso respeito.
Peçamos ao Eterno Deus que nos ajude a perdoar todos os que nos feriram, todos os que causaram danos em nosso coração. E que durmamos em paz com o sentimento de graça e perdão na vida! (Alcindo Almeida)

2 comentários:

  1. Como devemos tomar cuidado com a amargura. Corrói a alma e desestabiliza o nosso ser. Boa reflexão, Timão. Que o Eterno o abençoe. Rev. Adenivan

    ResponderExcluir