A gratidão é a arte de viver, mas não é uma atitude resignada. Não se trata de ficar satisfeito sem nada, sem ter o suficiente para viver bem. A gratidão é a arte de estar satisfeito por não precisar de muita coisa.
A satisfação é, portanto, a marca da liberdade interior em nós. Estamos satisfeitos com aquilo que recebemos, com a dádiva do Eterno Deus em nossa vida. Estamos satisfeitos com o pão, com a água, com a cama, com os amigos, com a igreja, com o sol, com a chuva e com o abraço apertado de alguém que nos ama.
Estamos satisfeitos com a graça divina em nós, porque Deus nos amou em Cristo Jesus, dando-nos a salvação nele e a remissão dos pecados. Estamos gratos a Deus pela manhã em que Ele renova as suas misericórdias, e elas são a causa de não sermos consumidos. Porque elas não têm fim na nossa vida!
A condição da gratidão nos faz perceber, parar e refletir naquilo que é dado no momento da vida. O escritor David Steindl-Rast enfatizou a gratidão na sua espiritualidade. Ele observa um agradecimento em três passos: primeiro: pare! Segundo: olhe! Terceiro: vá! Pare, caso contrário, você perderá a oportunidade que lhe é oferecida, aqui agora.
Olhe atentamente para ver a oportunidade. E tão importante quanto parar e ver, vá e aproveite as oportunidades na vida. O verdadeiro ato de gratidão é aproveitar a oportunidade para fazer algo. Trata-se de vivenciarmos todos os momentos da nossa vida em gratidão, reafirmo em gratidão sempre.
Precisamos aprender a ser gratos em todos os momentos que Deus nos oferece, o sorriso de alguém, um bom encontro, uma agradável conversa, o florescimento de uma rosa, um livro que se escreve, uma oração que se faz, as cores vivas das folhas de outono nas árvores, o sol que brilha, a possibilidade de fazermos algo hoje e a possibilidade de vermos gente ao nosso redor.
Pratiquemos a gratidão em nosso coração, pausemos e reflitamos os momentos que Deus nos concede nessa vida, e o quanto é necessário agradecermos em tudo! O texto sagrado no Salmo 103 afirma: Todo o meu ser louve o Senhor; louvarei seu santo nome de todo o coração. Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário