A alegria é algo essencial na vida humana, alegria faz parte do ser. A alegria é algo fundamental para que vivamos sem perder de vista os momentos marcantes da existência. A alegria é um estado do ser mesmo no meio de tantos desencontros e percalços que vivemos na atualidade. Parece um contrassenso falar de alegria, mas tem momentos que ficamos abatidos, porque perdemos um membro da família ou amigo. Ficamos tristes porque tivemos alguma dor existencial e isso feriu nossa emoção. E como podemos viver a alegria nesses momentos de tensão na vida?
Henri Nouwen, no seu livro Mosaicos do presente, nos traz uma definição importante entre a alegria e o contentamento. Podemos sentir-nos pouco contentes em relação a muitas coisas, mas, mesmo assim, a alegria lá está, porque provém da certeza do amor de Deus por nós. Para Nouwen, acolher essa verdade e dar-lhe espaço hoje é uma posição diária. Ela é baseada na experiência do amor de Deus por nós, no qual encontramos refúgio e segurança, do qual nada nos pode separar.
Acredito que esse é o grande segredo para que em nenhum momento, percamos a alegria de vista. Quando temos uma vida centrada em Deus, a tristeza e a alegria podem conviver. A vida tem muitos momentos. Há os momentos tristes e alegres em nossa realidade da vida. Jesus disse: Eu lhes disse estas coisas para que fiquem repletos da minha alegria. Sim, sua alegria transbordará!
A alegria é uma pessoa, ela é Jesus Cristo no centro da nossa vida. Quando temos essa percepção dentro de nós, enfrentamos os momentos de tristeza sem perder a alegria interna. Choramos, mas a tristeza diante das perdas, das lutas e das fases complicadas do ser, não tira a nossa alegria interna, porque ela vem do Eterno Senhor que nos amou e nos deu a graça da salvação.
Aprendamos a viver com a alegria intensa mesmo no meio de toda dor e crises que passemos na vida, crendo que essa alegria é divina, vem de Cristo Jesus sempre! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário