domingo, 9 de maio de 2021

O significado de ser mãe!


Glenio Paranagua afirmou: O significado de ser mãe supera as fronteiras da concepção no espaço uterino. O maior significado de ser mãe é formar o caráter do seu filho com a graça de Deus. É criar o seu filho nos princípios da vida e da Palavra de Deus. Por isso, Vitor Hugo disse: A mãe que embala o berço governa o mundo.

Claro que sim, ela tem o privilégio, a honra de cuidar, de educar, de ensinar princípios que influenciarão o mundo, a sociedade em que se vive. Quando olhamos para a experiência de Paulo no testemunho da fé de Timóteo, percebemos algo sério.

A fé deste moço não era falsa, não era hipócrita. Não carregava fingimento, era uma fé honesta, pura, sincera e verdadeira. A pergunta que vem ao nosso coração é: de quem ele herdou fé tão profunda e tão verdadeira?

A Bíblia é clara quanto ao testemunho de Paulo. Ele diz que a fé de Timóteo era sem fingimento e isto trazia recordação ao seu coração. Mas, esta fé habitou na avó dele Lóide e na sua mãe Eunice.

Foi destas mulheres extraordinárias que Timóteo aprendeu a fé, a doutrina sobre Deus. Aqui está a grande diferença em ser geradora apenas de um filho e criar um filho. Porque a verdade é que muitas mulheres geram, mas não criam seus filhos.

Algumas mães apenas são madres uterinas, outras são as reais e verdadeiras mães. E a mãe verdadeira como Eunice, sabe que na gravidez a sua missão está apenas começando. Que maravilhoso é entender que não basta ser procriadora, mas tem que ser progenitora.

Hoje vivemos uma realidade complicada no Século XXI, porque temos poucas mães de verdade. Temos muitas que deram cria aos seus descendentes, mas apenas para povoar um mundo maluco e longe de princípios da Palavra de Deus.

Temos poucas mães como a de Abraham Lincoln, uma mãe que dedicou a sua vida em favor da educação de seu filho. E ele reconhecendo esta verdade disse: Tudo quanto sou ou espero ser, devo à minha mãe. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa.

A mulher sábia transmite as verdades da Palavra de Deus para seus filhos*. As verdades ficam implantadas no coração deles, como ficou no coração de Timóteo pela influência de sua avó Lóide e sua mãe Eunice.

Quando olhamos para a Palavra vemos a história dos reis de Israel. Alguns tinham mães imprudentes e infiéis diante de Deus, o resultado era notório na vida de seus filhos. Atalia a mãe do rei Acazias era ímpia e influenciou o seu filho. E o texto em II Cron. 22.3 diz: Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque a sua genitora era sua conselheira para proceder impiamente.

Ser mãe é um privilégio único das mulheres. Homem não pode fazer isto. Ela já começa a experimentar a sensação de ser mãe no seu próprio interior. E pode influenciar o seu filho desde o ventre.

Que honra é ser mãe. E hoje vemos por causa da correria da vida que as mulheres estão ocupadas com tarefas que outros podem realizar. E o papel de mãe é dado para a babá que têm a tarefa de cuidar dos filhos que não são delas. Elas fazem a tarefa que só uma mãe de verdade pode fazer.

Criar um filho no caminho do eterno é mais importante do que governar uma cidade. E a grande vitória de uma mãe é o privilégio de criar o seu filho para a glória de Deus. A sua recompensa vem ao cultivar o afeto profundo da sua família, por meio da saúde espiritual que é fruto de uma fé transmitida no dia-a-dia da vida. (Alcindo Almeida)

#ipalphacampusalphaville
#igrejapresbiterianadobrasil
#ipalphacampustamboré
#refletindoavida
#pensando
#alcindoalmeida
#editoravida
#hagnoseditora
#editorafolego
#editorafonteeditorial
#sermãe
#diadasmães

Nenhum comentário:

Postar um comentário