Pular para o conteúdo principal

Tocados pela videira divina


O dia-a-dia não nos permite pensar na ideia da videira. Não percebemos o processo dela. A brotação constitui no despertar fenológico da planta após o adormecimento invernal e ocorre com base nos nutrientes acumulados pela planta no ano anterior. Os gomos lactentes incham e começam a empurrar as escamas protetoras dos 'olhos'. Um gênero de pelugem surge e as primeiras folhas aparecem. 
Os primeiros gomos a eclodir são os da extremidade do sarmento (efeito trepador da espécie), retardando ou inibindo a eclosão dos gomos proximais. Os agricultores de climas continentais aproveitam este fenômeno para, podando tarde, se defenderem da geada. Seis a treze semanas após o abrolhamento, surgem, nos nós dos ramos jovens e à razão de 1 a 4 cachos por ramo, as flores da videira dispostas à fertilização. 
Em algumas castas, como a Malbec, as flores são fertilizadas antes da floração; outras, como o Marufo, só possuem órgãos femininos e necessitam estar rodeadas por outras castas para fertilizar os seus ovários; outras ainda, como as sultanas, não têm órgãos femininos e por isso não formam engaços. 
Bom, quando entramos no texto de João 15, percebemos Jesus falando da videira. Ele diz: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim. Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. 
Lindo e precioso texto para nossa vida espiritual. Percebemos que há necessidade de tempo para ser tocado pela videira. Vejam que Jesus diz que ele é a videira verdadeira, e seu Pai é o lavrador. Precisamos ser trabalhados pela videira e pelo agricultar. Somos moldados nessa vida pela Trindade. Somos renovados, o nosso processo de crescimento leva tempo. Não ficamos prontos de maneira imediata na vida cristã. O Senhor trabalha em nós. 
Passeamos mais no texto e vemos algo precioso. Somos um em Cristo Jesus, nossa videira eterna. Ele diz: Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Que verdade maravilhosa para o nosso coração. Ele pulsa dentro de nós e nós nele. Estamos amarrados em Cristo para sempre. Aconteça o que for, estamos presos em Cristo. Somos de Cristo, estamos em Cristo. Viveremos para sempre nele. Joao diz que nele estamos e para sempre viveremos nele. E só damos frutos por meio dele que é a nossa videira. Somos os ramos colados nele, pertencemos a Cristo Jesus para sempre. 
Passeamos mais no texto e vemos que precisamos de fé para viver pela Palavra de Deus. Ele disse: Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. A fé nos ajuda a produzir frutos e frutos para a glória da Trindade. Pela fé andamos em Cristo produzindo graça, sabedoria, conhecimento e justiça do Reino de Deus. 
Passeamos mais no texto e vemos que sem Cristo não podemos nada e não somos nada. Ele disse: Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. A nossa identidade está em Cristo. Não podemos dar um passo sem Cristo. João nos ensina a depender da videira, porque somos ramos. Os ramos só produzem flores e frutos por causa da fonte. Nossa fonte é Cristo e sem ele, nada podemos fazer. Não somos nós que andamos sozinhos nessa vida, não somos nós fazemos tudo acontecer, é ele. Ele é o dono de tudo. Ele é o principio de tudo. Dependamos dessa videira para sempre! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …