quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O desprezo é cruel

Não deveríamos desprezar os nossos semelhantes em momento algum. Deveríamos ser mais cordiais e sensíveis para a vida humana. Bom, o significado para essa palavra é: segregar, não gostar, mostrar aversão a alguém, depreciar, calcar, desacatar, desconsiderar, desdenhar, desrespeitar, escornar, menoscabar, menosprezar e subestimar. A grande verdade é que toda vez que alguém despreza o outro, o segrega da comunidade humana. Toda vez que desprezamos o outro o atiramos na solidão. 
Um dia fui menosprezado numa situação entre amigos, me senti muito mal, me senti excluído do grupo e precisei de muito cuidado para lidar com isso no coração. Confesso que levaram alguns dias para administrar isso dentro de mim. 
O desprezo faz com que as pessoas se desmotivem, ele corta as relações de convívio e paralisa amizades até profundas. Paulo nos convida em Romanos 15.1 e 2, para abraçar as pessoas e cuidar de todos: Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Acredito que temos que tratar todas as pessoas que nos cercam com gentileza extrema. Precisamos valorizar as pessoas pelo interior. Precisamos ouvir as pessoas nas suas demandas. Parece-me que os fortes que não desprezam, e penso que os fortes são os humildes, sinceros, singelos, gentis e amáveis. Os fortes devem suportar as fraquezas dos que são fracos. Quando agradamos a nós mesmos, desfazemos dos outros e não damos importância para ninguém. Agrademos o nosso próximo e produzamos edificação ao redor de nós. (Alcindo Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário