quinta-feira, 30 de junho de 2011

Leituras no mês de junho de 2011

CHAPMAN, Gary e Catherine Palmer. Acontece a cada primavera. São Paulo: Mundo Cristão, 2010. Steve não a procura mais, não presta atenção ao que ela diz. Brenda já não anseia por sua volta ao fim do dia. Um romance sem futuro. Um casamento chegando ao fim. O longo e tenebroso inverno das relações parece inevitável. Em meio a uma forte tempestade, surge Cody, um andarilho desconhecido. Ele parece destinado a trazer problemas a um casamento já conturbado. Poderia um homem jovem, desgrenhado, de jeans e camiseta ser a solução para um relacionamento enfadonho? Seria a primavera de emoções voltando à vida de Brenda? O estranho era o motivo que faltava para a vizinhança se alvoroçar. Também o estopim para implodir uma série de crises em casamentos aparentemente perfeitos. Haverá salvação para os moradores de Deepwater Cove? Contém 304 páginas.

MAXWELL, John C. O mapa do seu sucesso. Uma estratégia simples para colocar você na estrada para o sucesso. São Paulo: Vida, 2010. A definição de sucesso não é a mesma para todo o mundo. O processo, este sim é o mesmo. Sucesso é conhecer seu propósito na vida, crescer para atingir seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiem outros. “Quando você enxerga o sucesso como uma jornada, elimina o problema de ter de chegar a um nebuloso destino final". Em O mapa do seu sucesso, John C. Maxwell, cuja obra já figurou na lista de mais vendidos do New York Times, ensinará a você princípios práticos que o habilitarão a traçar os planos da sua própria jornada para o sucesso. Você aprenderá a fazer as malas para a viagem, a superar os desvios, a incluir a família nessa aventura e a construir relacionamentos profissionais importantes ao longo do caminho. John também propõe perguntas e exercícios que ajudam você a concentrar o foco do seu pensamento, a planejar sua abordagem e a incrementar seu progresso. O mapa do seu sucesso é uma ferramenta abrangente e inestimável para auxiliá-lo a percorrer a estrada que você foi criado para trilhar, a seguir sempre em frente, a realizar seus sonhos e a chegar firme ao final! Contém 256 páginas.

GUNDRY, Wayne e Dennis Rainey. Famílias fortes, igrejas fortes. Famílias estruturadas são uma das melhores formas para divulgar o reino de Deus. São Paulo: Vida, 2010. Como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades para ministrar às famílias? Wayne Grudem e Dennis Rainey reuniram 13 cristãos experientes para abordar questões bastante atuais, como: a vida conjugal do pastor; pequenas coisas que podem estruturar ou destruir os casamentos; um ministério voltado para o homem; uma geração que sofre com a ausência paterna; a liderança do homem e a submissão da mulher; violência doméstica, homossexualidade e muito mais. De acordo com os autores, somente teremos igrejas fortes com o fortalecimento das famílias. Prepare-se para vencer este desafio lendo as palavras úteis, práticas e tremendamente encorajadoras desta obra singular! Contém 336 páginas.

CHAPMAN Gary. Linguagens de amor. São Paulo: Mundo Cristão, 2009. Ele manda flores quando o que você deseja é conversar? Ela o abraça quando o que você realmente deseja é ser respeitado? O problema não está em seu amor, mas em sua linguagem de amor. Existem cinco maneiras diferentes de falar e entender o amor entre um homem e uma mulher: as cinco linguagens do amor. Cada pessoa tem sua linguagem predominante, a que fala mais profundamente a seu coração. Por isso, muitas vezes o casal parece não se entender, não falar a mesma língua. "Ele não me entende", "Ela não me ama" e outros desabafos como esses estressam o relacionamento que tem tudo para ser inesquecível. Por mais bem-intencionadas e sinceras que possam ser suas ações e palavras, o casal só conseguirá comunicar-se bem se conhecer a linguagem predominante do outro. Para o Gary Chapman, amar é um compromisso diário. Para ajudar os casais a assumirem este compromisso, ele desenvolveu este devocional. As leituras propostas neste livro, curtas, porém profundas, serão o gancho perfeito para você descobrir e comunicar a linguagem do amor de sua vida. Uma ótima "desculpa" para ficar um minuto mais com quem você tanto ama! Estas leituras foram elaboradas para ajudar você e seu parceiro a construir um relacionamento franco, sincero e completamente apaixonado. Algo que não ocorre do dia para noite, mas que precisa ser conquistado a cada novo dia. Contém 384 páginas.

TOZER, A. W. Verdades que Transformam. Cinco votos para obter poder espiritual. São Paulo: Editora dos Clássicos, 2004. Há muitos vagabundos religiosos no mundo que não querem estar amarrados a coisa alguma. Eles transformaram a graça de Deus em libertinagem pessoal. As grandes almas, entretanto, são aquelas que se aproximam reverentemente de Deus compreendendo que em sua carne não habita bem algum. Não obstante, visto que crêem em Deus, com reverência assumem certos votos sagrados. Esse é o caminho para o poder espiritual. Nunca se Defenda e Nunca Aceite Qualquer Glória são alguns desses votos. Contém 84 páginas.

RODRIGUES, Humberto Xavier. Eu sou e os milagres de Jesus. Londrina: Ide, 2009. No evangelho de João, encontramos sete expressões ditas por Jesus que o revelam de uma maneira simples, mas muito profunda e eficaz: O Pão da Vida; A Luz do Mundo; A Porta; O Bom Pastor; A Ressurreição e a Vida; O Caminho, a Verdade e a Vida; A Videira Verdadeira. Olhar com atenção para cada uma delas, sob orientação do Espírito Santo, proporcionará um banquete maravilhoso. Não há conhecimento maior que conhecer a Jesus Cristo. Conhecê-lo é conhecer a Deus e ganhar a vida eterna. O evangelho segundo São João contém oito milagres que têm, todos eles, como objetivo principal revelar a pessoa do Senhor Jesus Cristo e levar o homem, através desta revelação, a crer. Contém 94 páginas.

MAXWELL, John C. Dia a dia com Maxwell. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2011. Um líder não é formado do dia para a noite. É preciso que cada princípio de liderança seja colocado em prática com regularidade. Do alto de seu extenso currículo e de seu prestígio como um dos maiores especialistas em liderança do mundo, John C. Maxwell é o nome ideal para quem deseja fazer esse exercício diário de desenvolvimento pessoal e profissional. Dia a dia com Maxwell conduz o leitor por 365 dias de lições inspiradoras e que ensinam a influenciar da melhor maneira possível as pessoas ao seu redor. Contém 418 páginas.

MAHANEY, C. J. Humildade - Verdadeira grandeza. São Paulo: Fiel, 2010. Deus afirma claramente que olha para os humildes. Ele também deixa claro que se opõe aos orgulhosos. A humildade e o orgulho são características que não podem coexistir. Onde uma é encorajada, a outra é derrotada. Qual delas você cultivará? C. J. Mahaney pinta um impressionante quadro da batalha diária que acontece silenciosa e violentamente no íntimo do cristão. Ele pergunta se você pretende acomodar passivamente o inimigo de sua alma, o orgulho; ou cultivar, com vigor, a sua melhor amiga, a humildade. Quando você reconhece o engano do orgulho e se humilha, torna-se livre para receber as abundantes misericórdias e graças inigualáveis. Você descobrirá que possui uma nova vida - uma vida que Deus favorece ricamente. Uma vida que glorifica a Deus, a qual você não desejará perder. Contém 130 páginas.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Para salvar uma vida

Vimos esse filme hj: Para salvar uma vida - O filme conta a história de um jovem popular em sua escola que muda sua vida e sacrifica seus sonhos para salvar a vida dos outros. O drama tem uma história que gira em torno do adolescente Jake Talor, um estudante bem sucedido em tudo: descolado, inteligente e próspero, ele é um dos mais populares alunos do colégio.
Bem diferente dele é seu amigo de infância, Roger Dawson, que, negro e pobre, vive sendo espezinhado pelos colegas. Excluído de festas e das rodinhas de amigos, ele, humilhado, não vê alternativa senão tirar a própria vida.
A partir daí, Jake passa a viver perturbado pelo remorso e pela culpa. Como, vivendo em seu “mundo perfeito”, não fora capaz de perceber o drama do colega antes de impedir a tragédia? Refletindo sobre os próprios valores, ele então conhece outro rapaz, com perfil bem semelhante ao de Dawson, e enxerga a possibilidade de agir de forma diferente. Mas, como conciliar a atitude correta com tudo aquilo que conquistou?
O filme mostra os conflitos internos de alguém que, como disse o apóstolo Paulo, nem sempre é capaz de fazer o que sabe ser certo. E o jovem chega à conclusão de que vale a pena pagar o preço. Para salvar uma vida aborda suicídio, depressão, autoflagelação, isolamento, desprendimento e outros assuntos trabalhados normalmente por assistentes sociais em prol de jovens e adolescentes.

Andar com Deus gera tranqüilidade total na nossa vida

- Texto para reflexão: Melhor é um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas. O servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá da herança. O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações. O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune. Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso! Pedra preciosa é a peita aos olhos de quem a oferece; para onde quer que ele se volte, serve-lhe de proveito.

Salomão trabalha várias questões aqui evidenciando a tranqüilidade que recebemos de maneira extraordinária quando andamos com o Pai.
Ele diz que é melhor um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas. É melhor vivermos com poucas coisas e com a tranqüilidade que o Pai providencia do que ter sacrifícios de contendas na nossa vida.
Quando andamos com o Pai, preferimos andar sem estas ofertas de contendas, pois, não edificam a nossa alma. Ele diz que o servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá da herança. Aquele que anda com Deus, obtém para si honra no trabalho, naquilo que desenvolve. (Olhar para o exemplo marcante de José no Egito na casa de Potifar e no cárcere)
Salomão diz que o crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações. Que realidade preciosa para nós que andamos com Deus. Ele nos depura, nos prova, ele nos lapida como o ouro no forno. E trabalha em nosso coração para que o temamos mais, para que o obedeçamos mais. Ao contrário, o coração do ímpio é daquele que são malfazejos e atentam para o lábio iníquo.
O coração do mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. O ímpio escarnece do pobre e Salomão afirma que este insulta ao seu Criador. Agora para o coração que anda com o Pai tem empatia pelo próximo. Mas, Salomão diz no versículo 6 que coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.
Vejam que coisa preciosa para aqueles que andam com o Pai. Estes possuem a bênção de reconhecer o mandamento do Senhor em honrarem os pais. Pois, os mesmos são a sua honra e glória. Não podemos agir ao contrário como Salomão diz no versículo 25: O filho insensato é tristeza para seu, pai, e amargura para quem o deu à luz.
Percebam como andar com Deus gera tranqüilidade na vida, pois, sabemos que o nosso coração está sendo trabalhado cada dia por ele. Para que não sejamos tolos, insensatos e imprudentes na caminhada cristã. Salomão diz: O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações.

____________
Alcindo Almeida

Mark Driscoll - 7 Falsificações do Arrependimento [Parte 1/2]

Mark Driscoll - O que você não quer ouvir sobre o Céu e o inferno

Mark Driscoll - O que você não quer ouvir sobre o Céu e o inferno

O segredo de uma vida devocional vitoriosa

Um dos grandes prazeres do ministério pastoral é estudar a Palavra de Deus na companhia de amados e queridos companheiros de caminhada. Esta experiência é enriquecida quando podemos desfrutar de um lugar aprazível e acolhedor, além, obviamente, das deliciosas refeições (pois ninguém é de ferro).
Esta semana, na IP chácara da Primavera - Campinas, O Senhor preparou o cenário perfeito. Pudemos ouvir a exposição da Palavra por instrumentalidade do Pr. Hernandes Dias Lopes. Foi um tempo precioso!
Em uma de suas palestras, ele trabalhou o tema: O pastor e a sua vida devocional. Surpreso fiquei, mas também feliz, pela forma como nosso preletor abordou o assunto. Já que é muito comum tratá-lo como uma receita de bolo, ou seja, é sempre uma tentativa de se estabelecer regras que devem ser seguidas se quisermos ter uma vida devocional satisfatória. Na maioria das vezes estas regras só servem para frustrar e alimentar complexos de culpa.
Qual é o discípulo de Jesus que nunca tentou honestamente estabelecer uma rotina de oração e leitura da Bíblia e que não tenha, em pouco tempo, visto seus esforços fracassarem? A pergunta que precisa ser feita é: por que isto sempre se repete? Entendo que abordagem do Pr. Hernandes nos sinaliza com um caminho, pois resistiu à tentação das regras e propôs uma olhada na vida do apóstolo Paulo.
Durante um bom tempo, o preletor, com a capacidade que o Senhor lhe concedeu, resumiu de forma magistral toda a vida e ministério do grande apóstolo. Ao final, concluiu de forma simples, mas enfática: vida devocional é experimentada por quem anda com Deus. Algo que nos impressiona na Bíblia é o fato de que quando estudamos a vida dos homens e mulheres de Deus encontramos pouquíssima informação sobre a prática devocional deles.
Percebe-se que uma vida devocional rica não se experimenta com regras, mas caminhando com o Senhor em amor e obediência. Ela é muita mais um questão de estilo de vida do que de forma. Certamente precisamos de um espaço-tempo de oração, no entanto, isto deve ser buscado conjugando maturidade e a liberdade para a qual Cristo nos libertou.
____________
Pr. Israel Sifoleli

Os meus 40 anos

Quero dizer que no mês de julho completarei 40 anos se estiver vivo, claro!!!!!
Assim espero vc no dia 08.07 na IPL às 20:30.
Preletor: Pr. Albert Rodrigues (IP Aldeia da Serra).
Louvor: Banda Ágape (Betesda).
********************************
IGREJA PRESBITERIANA DA LAPA
R. Roma, 465
São Paulo - SP