quarta-feira, 13 de maio de 2009

O patriarca que nos ensina a adorar com os pés no chão.


Texto para reflexão: E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abräo invocou ali o nome do Senhor. E também Ló, que ia com Abräo, tinha rebanhos, gado e tendas.

Abraão é o homem de Deus que nos ensina a brir a mente para novas falas, abrir a alma para abrigar o “outro”. Abraão nos convida a nos libertar de convenções e de formatos preestabelecidos. Este homem nos ensina tirar os sapatos, que protegem o homem, mas também isolam e evitam o contato com um chão de muitas verdades e possibilidades.
Quando traçamos a rota seguida por Abraão, o patriarca com os pés no chão. Percebemos que ele aprendeu que mais importante que o destino da viagem é o caminho percorrido na presença de Deus Pai no esquema de Deus. Mais que um destino turístico, o caminho de Abraão tem o potencial de promover o desenvolvimento comunitário, a preservação do patrimônio histórico e do principal, ter uma vida que invoca e serve ao Senhor Deus sem medo de ser feliz.
A história de Abraão desenvolveu o conceito de obediência total ao Senhor Deus com os pés literalmente no chão. Com masi de 7.000 quilômetros, a rota tem início nas ruínas de Haran, na Turquia, local onde, acredita-se, o patriarca ouviu pela primeira vez o chamado de Deus. Lá no capítulo 12 de Gênesis vemos o chamado de Abrão ainda e não Abraão. Então, ele segue esta rota que se estende por longa jornada visando obedecer, honar e invocar ao Senhor a quem ele serve. Ele roda do Neguebe até Betel, e de lá vai para Ai e o texto diz que ele foi até o lugar do altar onde invocou, adorou ao Senhor Deus.
Que fé não! que coração disposto a obedecer o seu Deus. Porque Deus disse sai e ele saiu. Deus disse para ele ir a uma terra e sem saber onde era, ele foi e pronto. Ele não tem celular para se comunicar, ele não tem carro, ele tem sim um camelo para em algumas vezes montar. Ele não tem um avião, ou uma picape. Não, não!! Ele tem as promessas feitas por Deus a ele. De que ele seria pai de uma grande nação. De que ele seria o Deus de Abrão e ponto final. É assim que ele vai na sua jornada com o pé no chão.
Fico imaginando a realidade fácil que temos de andar com Deus e como falhamos. alguns têm preguiça de ir a igreja por causa de uma simples chuva, ou um pouco de frio. Alguns penam para ir a igreja de carro levando 15 minutos.
Alguns desistem por causa de pequenos obstáculos e nosso patriarca não desiste jamais. Mesmo não sabendo onde e quando receberá a sua promessa, mas simplesmente com os pés no chão ele vai.
Que o eterno Deus nos dê esta graça de obdiência e confiança no caráter dele!
_____________
Alcindo Almeida
Membro da equipe pastoral da IP Lapa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário