GRUN, Anselm. A caminho. Rio de Janeiro: 2009, Vozes. Viaja-se para se chegar a uma meta; caminha-se para estar-a-caminho. A vida é um caminho em que, passo a passo, cada um segue a sua estrada. Há caminhos errados, há desvios, há trechos áridos. Há caminhos árduos e brandos. E nós caminhamos e nos aproximamos uns dos outros. Nesse sentido, caminhar é uma maneira de exercitar a fé, de encontrar a fé ao caminhar. O autor nos revela a mística do caminhar e aprofunda o significado desta nova forma de espiritualidade. Contém 96 páginas.
FOSTER, Richard & Gayle D. Beebe. Sedentos por Deus. Os sete caminhos da devoção cristã. São Paulo: Vida, 2009. “O que podemos mudar para que nossa vida se torne uma expressão do Espírito do próprio Cristo? Basta ter uma vida com Deus, um relacionamento interativo com ele, em que nossa vida se abra para a influência do Espírito Santo. Durante esse processo, o Espírito Santo dará início à vida dentro de nós e nos guiará por um processo interminável que nos irá moldar conforme a semelhança de Cristo”. Trilhe um dos caminhos da vida com Deus nestas páginas, seguindo os passos daqueles que vieram antes de nós. Pense na última experiência que você teve com Deus. Neste momento, você pode dizer que o conhece na intimidade, nas atividades do dia-a-dia? Quando experimentamos de fato o amor de Deus, sentimos o gostinho de sua vontade e de seu amor por nós, porém esses momentos quase sempre são passageiros. A vida nos distrai. Nosso conhecimento e nossa compreensão se apagam, enquanto nossa sede de Deus vai aumentando. Neste livro, você aprenderá como satisfazer esse anseio, pois desenvolverá a capacidade de receber o amor de Deus e corresponder a ele. A formação espiritual é o processo pelo qual nosso ser interior se abre para permitir a obra do Espírito Santo, que nos forma à imagem do Filho. Richard Foster e Gayle Beebe, líderes experientes em formação espiritual, apresentam a você cristãos que nos passado conheceram a Deus profundamente. Cada um deles irá ajudá-lo a trilhar um dos sete caminhos para a intimidade com Deus descobertos ao longo da história cristã. Escrito em segmentos curtos, cada um tratando de uma personagem, Sedentos por Deus é a leitura devocional perfeita. Esta rica fonte de devoção poderá guiar você à mesma intimidade profunda com Deus, preparando sua vida para a obra do Espírito Santo. O livro contém 376 páginas.
RIBEIRO, João Ubaldo. O Sorriso do Lagarto. São Paulo: Record, 1989. Romance escrito em 3ª pessoa - ambientado na Ilha de Itaparica na Bahia. É descoberto na ilha por pescadores locais (João Pedroso - sociólogo amador) e Pe Monteirinho o envolvimento de Lúcio Nemésio (médico pesquisador) com Engenharia Genética; criação de monstros em laboratório. O caso é denunciado porém, por falta de credibilidade e provas é abafado! João Pedroso é morto por ter envolvido com Ana Clara, mulher de Ângelo Marcos. Trecho ...diz dr. Lúcio Nemésio: "-Os animais tem alma? Animal, animal, todo mundo sabe disso. Então só tem alma etimológica ou têm alma mesmo? A alma é privativa dos mamíferos superiores? Dos primatas?" Preste Atenção - Na humanização dos animais: "O Sorriso do Lagarto". - Na animalização dos humanos: Ângelo Marcos, homem sem caráter e de instintos irreprimíveis! Sinceramente falando, o livro apesar de ser estilo romance não atrai. O que é incrível pelo nome do escritor. O livro contém 362 páginas.
ALMEIDA, Alcindo. Vivendo na presença do Pai. São Paulo: Fôlego, 2009. Vivemos em um mundo no qual a experiência valida a nossa vida diante dos outros e diante de nós mesmos. Todos estão de alguma forma, em busca de experiências que sirvam de referência para tomada de decisões, para procedermos nossas escolhas. Para tratarmos com nossas questões, sejam elas simples, do dia-a-dia, ou mesmo as mais complexas que dizem respeito ao nosso futuro, nossa família e tudo mais. Portanto, a base na qual podemos construir nossas experiências é a Palavra de Deus. Como Alcindo destaca neste livro: “A Bíblia tem uma porção profunda de motivação para o nosso coração mesmo no meio das nossas lutas e crises” (Pr. Albert Carvalho – IP Bonilha - SP). O livro contém 143 páginas.
OWEN, John. Triunfo sobre a tentação. Brasília: Palavra, 2009. Este livro aborda três de suas obras de teologia prática: Da Mortificação do Pecado nos Crentes (1656) - Da Tentação(1658), e A Natureza, o Poder, o Engano e a Prevalência do Pecado que Habita o Interior(1667). Esta obra editada pelo Dr. James M. Houston, nos fala através dos séculos e nos chama a recuperarmos os conceitos de pecado e de responsabilidade individual que nosso mundo não têm feito outra coisa senão esquecer. O livro contém 270 páginas.
GONDIM, Ricardo. O que os evangélicos não falam. Minas Gerais: Ultimato,2006. O modelo evangélico nacional adoeceu. É preciso que aconteçam denúncias internas para que o evangelho não se desfigure em um “outro evangelho”. Há muito joio dentro das igrejas e ele não se parece em nada com o trigo. Dá vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. É preciso protestar, antes que só dê vontade de chorar. “Os que defendem a ortodoxia da fé deveriam se arrepender de seu dogmatismo e defender a vida antes das doutrinas; os que se enxergam como baluartes do pentecostalismo deveriam fazer crítica interna porque geraram comunidades que asfixiam a criatividade, a liberdade e a felicidade; os que se dizem na vanguarda do “mover apostólico” deveriam ter coragem de se olhar no espelho e reconhecer que propalam maravilhas que só beneficiam a eles próprios.” — Ricardo Gondim. Ricardo Gondim se dispõe a falar o que os evangélicos, normalmente, não falam. Ele é um dos guardas das torres de vigia, construídas nos pontos estratégicos das vinhas, dos olivais, das figueiras e das pastagens. O Que os Evangélicos (não) Falam poderá nos ajudar na difícil arte de separar o trigo do joio - Elben César. Contém 216 páginas.
SÁ, Maria Zélia Firmino. Comunicação e Sociedade -Ano 29 - N° 49. 200 anos de Imprensa Brasileira. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008. Ca seção de documentação, que traz uma novidade. Além das teses e dissertações defendidas no programa em 2007, tivemos o privilégio de acolher três trabalhos de pós-doutorado, orientados por mestres experientes como José Marques de Melo, Isaac Epstein e Sebastião Squirra e cujos resumos também publicamos nestas páginas, na expectativa de que novos pós-doutorandos ingressem na Universidade Metodista, sejam bem-sucedidos e tenham suas contribuições difundidas pelo país. Desejamos a todos uma boa leitura.ontém 279 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário