quinta-feira, 7 de maio de 2009

Deus nos faz ter significado nele

- Texto para meditar: Tu és o Senhor, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão. Achaste o seu coração fiel perante ti e com ele fizeste aliança, para dares à sua descendência a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus. Porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em bondade...Tu não os deixaste no deserto..Tu não acabaste com eles nem os desamparaste porque tu és Deus clemente e misericordioso (Neemias 9.7-8, 17, 19 e 31).

Algo que o ser humano busca é o ter um valor. É ser alguém na vida. Então crescemos para estudar. E estudamos para não ficarmos para trás. Para termos um diploma e sabermos caminhar no meio de todos. Vamos para a Faculdade para crescermos ainda mais e sermos alguém no campo de trabalho. Os que têm mais posses conseguem mais. E nos casamos para constituir família e no processo cíclico queremos que nossos filhos também tenham significado.
O fato é que temos o significado através da nossa própria história. E uma história só tem de fato significado quando ela é enraizado em Deus.
Lendo o capítulo 9 de Neemias percebemos que Israel é convidado a resgatar a sua história.
O texto começa com o marco da criação. É o Deus transcendente e ao mesmo tempo imanente. O sustento deste Deus vem de uma forma diferente. Neemias diz que ele elegeu a Abrão tirando de Ur e lhe deu um nome Abraão.
Então a visão é que o povo deve viver de maneira dependente. O convite para este povo é rejeitar todos os ídolos porque ele vive em função do Deus que mantém o Universo, do Deus que chamou a Abraão fez dele por meio de Adão uma nação, um povo com endereço e significado.
Alguns conceitos estão errados em nós. Nós precisamos entender que não precisamos buscar significado em nós mesmos. Temos um significado, Deus. Nós moramos em Deus que nos amou, que nos perdoou, que foi clemente para conosco, que é misericordioso e tardio em se irar e um Deus que é grande em bondade para com pecadores miseráveis.
Então a constatação da nossa identidade e significado é baseada na prática da verdade contra a mentira. E nós fazemos isso quando apresentamos para os nossos filhos a verdade de Deus. Podemos desejar que eles estudem, trabalham, cresçam como ser humano, mas sempre ensinando que a religião bíblica é aquela que apresenta a intervenção de Deus na história. E o nosso caso de identidade e significado tem a ver com a cruz e a ressurreição. É nestes eventos que experimentamos o que é ser servo de Deus, o que é experimentar graça, bondade, compaixão e misericórdia do eterno Deus.
Então a nossa identidade e significado como filhos tem a ver não com um cristianismo que é um conjunto de regras. Não, mil vezes não! O cristianismo bíblico é a história da reconciliação através de Cristo na cruz.
Vejam que este povo se tornou arrogante e rebelde. Mas, o texto diz que Deus é paciente, amoroso e bondoso. Um Deus que age com misericórdia para com o seu povo. E quando lemos o texto percebemos que o povo nomeia o pecado e se rende a Deus.
É exatamente o conhecimento da Escritura que produz arrependimento segundo a graça de Deus na vida do povo. Tanto que no versículo 38, ele estabelece por graça aliança fiel com Deus. E no capítulo 10 - o povo toma uma direção importante: a obediência a Deus.
Quando vivemos a verdade com o significado em Deus algo muda na vida e as pessoas percebem a nossa mudança. Depois desta aliança as famílias em Israel se tornam o canal da bênção e do querer de Deus para a vida. A questão do sábado, a questão da ansiedade, importância do culto, o uso do dinheiro, a adoração e etc. Tudo é ordenado pelo centro da vida: Deus. Tudo agora é partir da bondade e graça de Deus. Não é mais a dinâmica do próprio povo, mas da direção de Deus. Mas, o que o povo fez?
Confissão dos pecados e reconheceu que o verdadeiro significado dele estava em Deus. Isto tem a ver com a santidade de Deus agora contada de maneira diferente.
Somos chamados para ser um povo cujo significado vem de Deus e não de nós mesmos!


______________

Pr. Alcindo Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário