Estamos criando instituições cristãs absolutamente tecnológicas. Daí a grande necessidade de voltar para a nossa humanidade e ver que corre sangue em nossa veia. De que temos uma história de narrativa.
Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
sexta-feira, 30 de junho de 2023
Seres tecnológicos
Estamos criando instituições cristãs absolutamente tecnológicas. Daí a grande necessidade de voltar para a nossa humanidade e ver que corre sangue em nossa veia. De que temos uma história de narrativa.
quinta-feira, 29 de junho de 2023
Leituras em junho de 2023
1. PARANAGUÁ, Glenio Fonseca. O crime da letra. PR. Londrina: Editora Ide, 2009. A estrela é um astro que tem luz própria. Os planetas são astros que não emitem luz deles mesmos. Se eles iluminam é porque foram iluminados por uma estrela. Deus é luz e os homens só podem ser alumiados por Deus. Cristo é justo e os pecadores só podem ser justificados por Cristo. O Deus trino é o único ser justo com a sua justiça. Ele não precisa de coisa alguma e de ninguém, uma vez que só ele se basta a si mesmo. O ser humano foi criado reto, mas finito, e, ao pecar, se tornou ímpio. Ninguém pode se justificar diante de Deus com a sua justiça pervertida pelo orgulho do seu ego ímpio. A justiça humana é comparada na Bíblia a trapos de imundícia. Assim, não há nenhum justo que produza justiça aceitável que o justifique na presença de Deus. Contém 144 páginas.
2. POWLISON, David. Bom e bravo. Como santificar a ira, a irritação, a reclamação e a amargura. São Paulo: Cultura Cristã, 2022. O livro aborda a questão da raiva e como lidar com ela de maneira bíblica e saudável. Powlison é um renomado autor e conselheiro cristão, que oferece insights valiosos sobre como lidar com problemas emocionais à luz da Palavra de Deus. Ao longo do livro, Powlison apresenta uma análise cuidadosa da raiva e oferece uma visão bíblica para entender o problema. Ele explora as diferentes formas de raiva e suas causas, bem como as consequências negativas que a raiva pode ter na vida das pessoas. O autor também oferece orientações práticas para lidar com a raiva de forma saudável, tanto em relação a nós mesmos quanto em relação aos outros. Ele apresenta uma abordagem bíblica e compassiva, enfatizando a importância da graça e do perdão em lidar com a raiva. Bom e bravo é uma leitura valiosa para todos os cristãos que desejam compreender melhor a raiva e aprender como lidar com ela de forma saudável e bíblica. O livro oferece insights perspicazes e orientações práticas para ajudar as pessoas a lidar com esse problema com compaixão, graça e sabedoria. Contém 256 páginas.
3. JOHNSON, Phillip E. Contra todos os deuses. O que está certo e o que está errado sobre o Novo Ateísmo. São Paulo: Cultura Cristã, 2022. O pai do movimento de Design Inteligente, Phillip Johnson, acha que os novos ateus estão certos. Como? Eles colocaram uma discussão séria sobre Deus de volta à agenda pública. Apesar de suas conclusões, pessoas como Richard Dawkins, Sam Harris e Daniel Dennett estão fazendo as perguntas certas. Eles estão outra vez tornando a crença em qualquer religião um problema, especialmente no contexto universitário, onde, por décadas, perguntas sobre fé e razão foram retiradas da mesa para uma discussão séria. Debate aberto é exatamente o que precisamos sobre os tópicos de Deus, evolução e criação. Juntos, Johnson e John Mark Reynolds nos ajudam a ver a oportunidade única que esses ateus vociferantes e até “evangelizadores” estão criando na tentativa de nos converter à sua incredulidade. Os autores mostram que não precisamos temer ou reagir contra esses desafios. Em vez disso, apontam para melhores maneiras de envolver as opiniões dessa nova e agressiva forma de atividade anti-religiosa. Com habilidade e discernimento, eles energicamente questionam se a evidência leva a um naturalismo materialista ou aponta para um Deus criador. Informe-se. Tenha coragem. Participe da discussão. Contém 96 páginas.
4. CHESTER, Tim. Você consegue mudar. O poder transformador de Deus para nosso comportamento pecaminoso e nossas emoções negativas. São Paulo: Cultura Cristã, 2020. Um livro que fale sobre o desenvolvimento do cristão e que não seja nem contemplativo nem moralista é algo raro. Entretanto, um livro que aborda o assunto de forma prática é mais raro ainda. A nova obra de Tim Chester possui essas duas qualidades e, portanto, preenche uma lacuna. - Tim Keller, Redeemer Presbyterian Church, Nova York Poucos livros que são tão surpreendentemente honestos, cuidadosamente teológicos e, ao mesmo tempo, gloriosamente repletos de esperança. O livro Você Consegue Mudar, de Tim Chester, é tudo isso e muito mais. Ele usa habilmente os mais profundos sentidos da teologia da Palavra como uma lente para ajudar você a compreender a si mesmo e entender o caminho da mudança e, desse modo, contribui para que você experimente o que achava que já sabia. As seções de ”reflexão” pessoal e a do ”projeto de mudança” foram cuidadosamente criadas e já valem o preço do livro. É maravilhoso sermos lembrados que você e eu não estamos estacionados, e é reconfortante sermos guiados por alguém que conhece bem o caminho de onde viemos e a rota por onde precisamos ir. Contém 160 páginas.
5. DULCI, Pedro. Fé cristã e ação política. A relevância pública da espiritualidade cristã. Minas Gerais: Editora Ultimato, 2018. Entender como acontece essa relação é a principal contribuição de Fé Cristã e Ação Política - a relevância pública da espiritualidade cristã. Com prefácio de James K. A. Smith a obra apresenta as mais recentes contribuições para a participação e presença pública dos cristãos, e aponta para a militância política centrada no discipulado. Contém 208 páginas.
6. GRÜN, Anselm. O depósito da nossa fé. Espiritualidade para o nosso tempo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017. Nestas páginas são discutidas abertamente e com simplicidade as questões centrais da fé! Com grande sabedoria e com rico tesouro de suas experiências, Anselm Grün e David Steindl-Rast falam sobre questões-chaves da vida e da fé, com as quais todo homem e toda mulher se confrontam durante sua vida: De onde vim e para onde eu vou? O que acontece depois da morte? Quem é Deus? Por que está acontecendo todo esse sofrimento em nosso planeta? De onde vem o mal? Como vou ser feliz? Contém 205 páginas.
7. GOMES, Fábio. Reputação em dois estágios. Construção social de padrões e de julgamentos. São Paulo: Paco Editorial, 2023. A obra é fruto de décadas de experiência do autor em pesquisas no campo comunicacional. Nas demandas por informações de clientes corporativos e políticos, dos estudos em bairros até nacionais, Fábio Gomes acumulou conhecimento na investigação social sobre como as pessoas reputam marcas, governos e pessoas. A partir dos estudos profissionais iniciados em 1996 no Interior Fluminense, o autor aplicou os conhecimentos para o campo acadêmico. Contém 96 páginas.
8. GRÜN, Anselm. O segredo do encontro. Segredo do encontro: 25 atitudes para um bom relacionamento consigo mesmo, com as pessoas e com Deus. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015. Nesta obra Anselm Grün estuda 25 atitudes que nos abrem para os relacionamentos - conosco mesmos, com as pessoas e com Deus. Abertura e confiança, compartilhamento e gratidão, distância e dedicação. Nossa alma sabe do que precisamos e o que nos faz bem para que o relacionamento dê certo. O autor não fala apenas do relacionamento na vida e no amor, mas também dos muitos encontros que diariamente vivemos e experimentamos. Contém 120 páginas.
A vida passa muito rápido
Os valores relacionais hoje são primários e a visão da sabedoria divina é algo em segundo plano. Não pensamos muito que a vida passa muito rápido e voamos como a Bíblia afirma. A categoria errada é a do sucesso hoje para tudo na vida. Você deve ter conhecimento humano, intelectual para expandir e crescer cada vez mais. Essa realidade do sucesso humano é a antibíblica.
quarta-feira, 28 de junho de 2023
segunda-feira, 26 de junho de 2023
Ego: nosso adversário!
O ego é uma crença doentia na própria importância, ego é arrogância. O ego é uma ambição egocêntrica de nós mesmos. Como afirma Ryan Holiday: "O ego é aquela criança petulante dentro de cada um, que prefere fazer as próprias vontades acima de tudo ou de qualquer pessoa. A necessidade de ser melhor do que, mais do que, reconhecido por, muito além de qualquer utilidade plausível."
domingo, 25 de junho de 2023
Meus livros editados
sábado, 24 de junho de 2023
Somos pó e cinza
Realmente somos pó e cinza, não somos absolutamente nada diante do Criador. E os nossos dias são como o vento. Não adianta relutarmos, do pó viemos e para o pó voltaremos. Isto rompe com aquela sensação de estarmos no controle da nossa vida. (Alcindo Almeida)
quinta-feira, 22 de junho de 2023
O sofrimento é necessário
Paulo trabalhou muito a questão do sofrimento na vida. Ele disse em 2 Coríntios 11:30 e 31: Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
terça-feira, 20 de junho de 2023
Coração cheio de sabedoria
O Salmo 90.12 afirma: Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. O velho Moisés pede algo confiante naquilo que Deus é: eterno e soberano. Ele pede para o Eterno que ele nos ensine sempre a contar os nossos dias, de tal maneira, que tenhamos um coração cheio de sabedoria.
segunda-feira, 19 de junho de 2023
Temos um Senhor absoluto!
Jesus afirmou no texto sagrado de Mateus 22.36-38: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento.
quarta-feira, 14 de junho de 2023
Ferimentos da alma
Será que podemos passar pela vida sem ferimentos psíquicos, emocionais e também afetivos? Muitos livros de autoajuda prometem que é possível. A pergunta é: será que isso é verdade? Acredito que não, sendo honestos, todos nós temos ferimentos na alma e no coração!
Renovados e cheios da graça
Quando olhamos para a grandeza das perfeições divinas, ficamos sem compreender no sentido mais profundo das palavras humanas. Pela graça de Deus, podemos conhecê-lo a Deus de forma mais completa, evidentemente, conforme Deus se mostra para nós. Porque, como Calvino expressou: o conhecimento que o homem pode apreender acerca da existência do criador é oriundo tanto da criação como das Escrituras sagradas.
terça-feira, 13 de junho de 2023
Os ídolos lá dentro do coração
Eugene Peterson escreveu: “Gostamos dos ídolos porque gostamos secretamente da ilusão de controlá-los. São deuses destituídos de divindade para que continuemos a ser deuses de nós mesmos. A adoração de ídolos (em todas as dimensões: céu, terra, embaixo da terra) sempre foi o jogo religioso predileto. A adoração de ídolos é o vazio batizado de espiritualidade.”
domingo, 11 de junho de 2023
Novas afeições
Saibamos de uma verdade seria e muito importante: não conseguiremos limpar pecado algum da vida se não reconhecermos primeiramente que fomos perdoados através da cruz.
sexta-feira, 9 de junho de 2023
Fomos feridos por pessoas
Temos muita dificuldade em trabalhar a prática do perdão em nossa caminhada com as pessoas. A Bíblia afirma em Colossenses 3:13-14: Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
terça-feira, 6 de junho de 2023
A oração é um refúgio
O grande propósito da oração é alcançar o silêncio, no qual todos os pensamentos deixam de existir, quando somos um com Deus. Os monges dizem: "A dignidade do ser humano consiste em orar sem distração. Isso significa tornar-se um com Deus."
segunda-feira, 5 de junho de 2023
A via iluminativa
Anselm Grun afirma no seu livro O depósito da nossa fé: A oração sem mudança de comportamento é apenas narcisismo; ação sem contemplação é ativismo. A essência do ser humano exige ambos os lados. Temos três caminhos da mística: a via purgativa, a via iluminativa e a via unitiva: a purificação ou esclarecimento interno, a iluminação e a união.
sexta-feira, 2 de junho de 2023
O ritmo do Seminário era duro demais!
O ritmo do Seminário era forte demais, a media final era 8,0 sem choro! Eu levantava todos os dias às 4:30 para ler e estudar. Grego e hebraico, foram duas matérias que precisavam de muita atenção dada. Hebraico era descoberta total e tinha que ralar mesmo! Eu e o Edmilson em dias de prova, fazíamos a chamada das palavras para tradução. Isso caia na prova do professor Tarcizio Carvalho.