Pular para o conteúdo principal

Um empecilho enorme

O narcisismo é a tentativa de se retirar da estaca zero e assumir uma soberania do eu. Ele nos leva a cultiva o maravilhoso eu. Então tudo gira em torno do mundo eu, tudo é o eu que passa a ser visado. O eu é um empecilho enorme para enxergarmos o que está ao nosso lado, pessoas sofrendo, pessoas necessitadas de afeto, atenção e amor.
O narcisismo é a tentativa de viver para si mesmo e de praticar um louvor ao eu total. Mas, quando nos deparamos com a visão espiritual, encontramos o Deus da graça que se esvazia e vem aqui nessa terra, se humilhando para resgatar gente para ele. Jesus Cristo vem nessa terra e se esvazia de si mesmo para amar pecadores como nós. Ele assume uma natureza humana desfigurada pelo pecado, mas em pureza passa por essa humilhação terrível e nos deixa o ensino profundo para voltar para dentro de nós mesmos, e ver que não somos nada sozinhos.
Jesus vem para nos ensinar que o maior não é o que aparece, mas o que serve e se doa pelo outro. Por isso, o texto sagrado de Filipenses diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Devemos servir e não agradar a nós mesmos. O narcisista se atrapalha todo quando é confrontado por essa verdade. Ele é convidado e sair do trono do eu, do ego e ir para o projeto de renúncia de si mesmo.
Precisamos de um retorno para Cristo, precisamos da graça de Cristo no peito para vencer o ego e a tentativa de querermos ser para nós mesmos. O Evangelho é o fim do eu para o nós. O Evangelho nos resgata do nosso próprio egoísmo e nos coloca num novo centro, Jesus Cristo de Nazaré. Não somos mais nós, mas é Ele e ponto final.
Quando somos tocados por Cristo, recebemos a humildade como empréstimo divino e passamos a ser nós mesmos com o caráter de Cristo. Temos os pés no chão e passamos a lutar contra a nossa própria natureza para que Cristo apareça e nós diminuamos, como João nos ensina. Quando somos tocados por Cristo, percebemos que somos húmus, pó, cinza, matéria orgânica, percebemos que somos formados do barro. Somos totalmente frágeis e necessitamos de Cristo no centro da nossa vida sempre. (Alcindo Almeida)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …