Lendo o livro de P. Stevens, Deus e o mundo dos negócios, ele trabalha a ideia de Deus como o "criador que faz coisas novas. Deus é tão criativo hoje quanto quando começou a criar este universo de 13 milhões de anos. Ele nos convida a ser participantes com Ele em todo empreendimento humano: tecnologia da informação, arte, música, desenvolvimento de sistemas e muito outros.
O Deus Sustentador mantém as coisas funcionando. Não podemos respirar se ele não estiver mantendo as coisas em ordem. O apóstolo Paulo escreve em Colossenses: “... e nele [Cristo] tudo subsiste” (Colossenses 1.17), fazendo do universo uma harmonia e não um caos. Quando Deus falou com Jó, seu tempestuoso e chato santo, do meio do vendaval, lembrou-lhe de que Ele mantém o universo muito bem, obrigado. Ele sustenta padrões de tempo (Jó 38.12,19-20), clima e temperatura (38.22-30), o próprio
universo (38.31-33) e os sistemas vivos." (38.39-39.30)
Bem, diante dessa realidade, Deus nos convida para consertar, melhorar e transformar esse mundo que habitamos. Nós como seguidores de Cristo temos o Evangelho do Reino dentro de nós. Então, a nossa vida é concentrada na esperança da nova vida em Cristo. Nesse entendimento, a nossa dinâmica é bem diferente. Trabalhamos como educadores, executivos, pastores, missionários, bancários, seguranças, policiais, dentistas, porteiros, secretárias domésticas, diretores de escolas, garis, músicos, cantores, paisagistas, engenheiros, pilotos, mecânicos, promotores, juízes, atendentes e eletricistas para cumprirmos os mandatos de Deus.
Ajudamos aqui nessa terra com a visão de Deus. Valorizamos a vida e a criação divina através do que fazemos. Como pastor, eu coopero com Deus, ajudando pessoas a se equilibrarem espiritualmente e emocionalmente. Ajudo pessoas a terem um centro na vida: Jesus Cristo de Nazaré. Com essa ajuda, as pessoas cuidam de outras e cuidam também da criação divina. trabalhando para levar as pessoas à
maturidade e à revelação de seu destino.
Todos temos um projeto a ser desenvolvido como seres que refletem a imagem do Eterno Deus. Não estamos aqui nessa terra para deixar a vida passar de maneira simples e sem significado. Somos os embaixadores, os jardineiros divinos que cuidam dessa terra. Somos os jardineiros que lutam para um universo mais justo, mais puro e mais equilibrado. Somos os instrumentos da graça divina para esse habitat se tornar mais pleno aguardando a vinda do Senhor Jesus, que preencherá esse Universo com toda sua glória!
Sejamos os jardineiros divinos sempre! (Alcindo Almeida)