Leituras em novembro de 2015


DOUGLAS, William. Sabedoria para vencer. São Paulo: Planeta, 2015. A sabedoria é a principal aliada para as batalhas da vida e para vencer desafios. Ela decorre da paz e do equilíbrio, do conhecimento, da maturidade e da experiência; também do contato com a divindade. Este livro traz textos bíblicos, organizados por assunto, selecionados para momentos difíceis. Sempre com comentários devocionais ou mensagens motivacionais, aborda as dificuldades mais comuns de nossas vidas e os meios para lidar com elas. Também contém o livro de Provérbios, escrito por Salomão, considerado o homem mais sábio de todos os tempos e cujas orientações podem ajudar você a enfrentar seus problemas. Por fim, você também encontrará aqui alguns Salmos do Rei Davi e artigos com orientações para a vida pessoal, profissional e financeira. Contém 239 páginas.

HOUSTON, James. O Criador. Brasília: Editora Palavra, 2009. Essa obra é para cristãos que querem seguir em sua jornada rumo a um conhecimento mais profundo de Deus como Criador do céu e da terra. Há inúmeros livros que argumentam a hipótese teísta sobre a origem do cosmos em relação a outras visões. Existem diversos estudos acadêmicos sobre a existência de um Ser Superior. Jim Houston não escreveu uma obra dessa natureza. Seu livro é como um poderoso e ágil rio, composto de três afluentes.  O primeiro é uma forte base bíblica que acompanha desde sua juventude. O segundo é um exame acadêmico minucioso e destemido das alternativas à crença cristã em um Criador bom e amoroso, um escrutínio ainda mais impressionante por sua perícia profissional em estudos ambientais e sua cuidadosa pesquisa adentrando todas as facetas da questão. O terceiro é seu apaixonado compromisso pessoal com esse fiel Deus Criador; literalmente, estabeleceu sua família, sua carreira e toda a sua vida na existência de Deus. Aqui está um homem que conhece o Deus sobre o qual escreve. Não consigo imaginar alguém que, ao finalizar a leitura deste livro, não seja recompensado. Contém 334 páginas.

PETERSON, Eugene. A linguagem de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. É para a espiritualidade da linguagem que Eugene Peterson nos desperta neste livro. O modelo de fala apresentado por ele é Jesus Cristo, o verbo que virou gente, o homem-Deus que viveu entre pessoas comuns, teve conversas usuais, mas cuja palavra tinha o poder de fazer maravilhas. Conhecendo as histórias contadas por Jesus e suas orações, descobrimos como usar nossa língua de forma a manter boas conversas tanto com aqueles que nos cercam como com o Criador. Este livro é parte da série Teologia Espiritual. Contém 320 páginas.

MOLTMANN, Jürgen. Trindade e Reino de Deus - Uma contribuição para a teologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. Nesta contribuição 'para a Teologia' são abordados os conceitos centrais tanto da trindade como do Reino de Deus. Afastando-se das interpretações humanistas e monoteístas, Moltmann desenvolve uma hermenêutica trinitária da história testemunhada na Bíblia. Por 'pensamento trinitário' ele entende a superação de um modo de pensar subjetivo e particular, para adentrar um pensamento que envolve relações, comunidades e mundos culturais diversos. Dessa forma, ele configura os termos de uma doutrina trinitária conscientemente social e de um novo conceito de liberdade. Contém 224 páginas.


Comentários

Postagens mais visitadas