Noé – alguém que andou com Deus

Porém Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus (Gênesis 6.8-9).

Olhemos para a vida e percebamos claramente que o fato de saber sobre Deus não é a mesma coisa que andar com Ele. A melhor prova da existência de  Deus é a comunhão pessoal com o próprio Deus.
Quando nós olhamos para a vida desse personagem do texto de Gênesis 6 chamado Noé percebemos que ele tem um diferencial. Ele tem a graça do Deus Eterno sobre ele, ele tem uma vida impactante na sua época. Na nova Série de março veremos que Noé viveu numa época em que os dias eram maus. Ele viveu num tempo de muita violência e abandono dos caminhos do Senhor. A luxúria e perversidade tomaram conta dos relacionamentos das pessoas. A corrupção na vida das pessoas era tão grande que o texto diz que Deus se entristeceu com sua criação.
Só que no meio de toda essa maldade e distanciamento de Deus, o texto diz que há um homem que achou graça diante do Senhor.  Claro que ele era pecador como nós o somos, mas ele não foi influenciado pela maldade para se distanciar dos padrões de uma espiritualidade que tinha Deus como foco principal. Tanto que o texto trabalha três aspectos profundos na vida de Noé:

·         Ele era um homem justo;
·         Ele era um homem íntegro;
·         Ele andava com Deus.

Hoje não é muito diferente o meio em que vivemos, cheio de maldade, corrupção, falta de caminhada com Deus e distanciamento de uma espiritualidade sadia e viva. No meio da sociedade que Deus nos convida para viver como Noé com justiça realizando o bem, com integridade evidenciando um caráter honesto, comprometido com os valores da Bíblia. E uma espiritualidade que se traduz em comunhão com Deus.
Gosto demais dessa ideia de andar com Deus, porque andar com o Criador é ter a percepção profunda dele dentro de nós, é senti-lo em nossa existência, é respirar a graça dele em todo tempo. Noé não se contaminou na sua época porque ele recebeu a graça de andar com Deus e isso o fez ter intimidade com Deus.
Que sejamos como esse personagem impactante da Bíblia!


Pr. Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas