segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A comunhão na Trindade


Texto para reflexão: “Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste” (Jo 17.3).

João 17 é um convite para voltarmos para casa. Na sua oração Jesus nos mostra não somente o caminho para voltarmos, como também nos dá detalhes da casa. Quando percebemos a atmosfera que existe na conversa do Pai e do Filho, quando conseguimos detectar a fragrância doce e suave que caracterizam essa conversa íntima. Começamos a entender o significado de voltar para casa.
A oração de Jesus em João 17 é uma a realidade espiritual de que pertencemos a Deus com todo o nosso ser, pertencemos a casa do Pai sempre e por graça dele por meio de Jesus Cristo. Neste texto temos a oração sacerdotal do Senhor Jesus Cristo. Esta oração traduz aquilo que foi tratado sobre a expressão da relação do ser de Deus. A relação que há na Trindade é uma relação em que cada pessoa vive por e para com o outro. Esta oração transcende toda a nossa capacidade humana em compreender o significado da união que há na Trindade. O que o Pai tem pertence ao Filho e ao Espírito Santo. Esta relação nos convida a participar deste momento de comunhão na trindade (versículo 21).
Deve haver a nossa participação na alegria da comunhão do ser de Deus. Fora da comunhão não existe nada verdadeiro. Fora da comunhão com a Trindade não há sentido da nossa existência humana. A Trindade é o modelo de comunhão que o povo de Deus pode ter como igreja. A Trindade determina o ser da comunhão, da relação com a oração. Oração é a participação em comunhão com Cristo. Nós não somos mais estranhos diante de Deus Pai somos agora co-herdeiros com Cristo (Rom. 8.15-17).
Jesus deseja que nós conheçamos a cada dia o Pai, a ele e ao Espirito Santo. Jesus pede ao seu Pai para glorificá-lo, pede para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. Ele mostra que a vida eterna passa pela relação espiritual que tem como modelo Jesus e o Pai. Ele deseja que os homens e mulheres tenham esta vida de comunhão imperdível através do conhecimento de Deus como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, aquele que foi enviado. Jesus é enviado para glorificar ao Pai na terra e completar a obra que ele deveria fazer: trazer-nos vida e vida em comunhão com a Trindade.

Oração do dia: Deus bendito e amoroso nos ajuda a experimentar uma maior comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. E obrigado por tão grande graça concedida a nós por meio do nosso Senhor Jesus Cristo: a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário