Amor recebido e compartilhado


- Texto para reflexão: “Que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles estejam em nós, e o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17.21).

Encontrar a amizade com Jesus pela primeira vez, pode ser uma experiência que gere dor tanto quanto êxtase. Isso ocorre porque paramos de nos ver pelos nossos próprios olhos e temos as nossas almas e corações iluminados pela luz de Cristo Jesus. Confira a experiência de Pedro em Lucas 5.8 quando ele vê Jesus na perspectiva de pecador. E com a experiência dele aprendemos que numa amizade verdadeira não pode haver motivos ocultos. Nosso relacionamento com Deus nos permite ser completamente abertos e honestos, porque sabemos que podemos confiar nele sempre.
O profundo escritor e teólogo Dr. James Houston diz que quando aprendemos inicialmente a amar a Deus, ainda assim o amamos por nossa própria causa, mas conforme crescemos na amizade com Deus, chegamos a amá-lo não apenas por nós mesmos, mas também por causa dele. Finalmente, poderemos chegar a um ponto em que amaremos a nós mesmos por causa de Deus (HOUSTON, James. Orar com Deus. São Paulo: Abba Press, 1995, p.201).
O Dr. Houston disse que quando exploramos mais profundamente a amizade com Deus, descobrimos, para nosso espanto, que o caráter eterno do amor de Deus é o de amor dado, amor recebido e amor compartilhado. Portanto, o amor do Pai foi que gerou o Filho; o amor do Filho é o do gerado e o amor do Espírito Santo consiste em compartilhar e fazer 0 Pai e o Filho conhecidos a nós, realizáveis dentro de nós (HOUSTON, 1995, p.206).
A relação é o meio, é o palco, a tela, onde podemos manifestar a imagem e semelhança de Deus. O individualismo e o isolamento não proporcionam a aproximação, o acolhimento para que duas ou mais pessoas podem refletir o criador e se tornarem um só com ele e através dele.
Em João 17 Jesus fala de uma reestruturação na vida humana. Ele redefine o modelo relacional. Ele nos mostra que fomos criados para a comunhão nele, no Pai e no Espírito. Desta maneira que anunciaremos o Reino de Deus para que o mundo creia que Deus enviou o seu Filho.


Oração do dia: Pai dá a nós a graça de sermos um como tu és em nós. Que esta comunhão e amizade contigo seja uma marca para a nossa respiração no Reino!

Comentários

Postagens mais visitadas