O Deus que tira a cegueira do coração


- Texto para a reflexão: “E Jesus lhe disse: ‘Vai, tua fé te curou! No mesmo instante ele começou a ver de novo e se pôs a segui-lo pelo caminho” (Mc 10.52).

Esta é a história de um homem chamado Bartimeu o qual tinha uma sina que nem um de nós gostaria de ter. Ele era cego, mendigo e ficava a beira do caminho provavelmente pedindo esmolas para aqueles que passavam ao seu redor.
A notícia sobre a presença de Jesus deve ter chamado a atenção deste homem. Ele ouviu acerca de algo que Jesus era. Talvez alguém deve ter dito a ele: Só este tal Jesus Nazareno que pode resolver seus problemas amigo.
E num dia talvez de tarde quando as suas esperanças estavam no fim, ele está no seu canto, cabisbaixo, pensando em como seria o sol. E quantos o ajudariam naquele dia, ele ouve que é Jesus que está no caminho. E quando ele encontra este tal Jesus que falaram para ele. E sabendo do que Jesus poderia fazer por ele que era cego e mendigo, ele grita e grita: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
As pessoas ao redor diziam para ele parar de gritar. Mas, ele não hesitava e continuava ainda mais dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Aquele ato dele chama a atenção do Senhor, e ele pede para que o chamem. Ele levanta-se e imediatamente vai ter com Jesus. E o mestre diz a ele: Que queres que eu te faça? Ele vai na fonte exata do seu problema e sem rodeios ele diz ao mestre: Que eu torne a ver. E a resposta de Jesus é positiva para ele.
Ele tem a chance de ver e contemplar o próprio mestre na sua vida. O seu coração agora tem novo vigor. Agora ele não está mais a beira do caminho, agora com olhos vivos e a visão nova. Ele passa a seguir a Jesus no caminho. A sua desgraça como cego e mendigo que precisa do favor e da esmola dos outros, acabou.
Agora o seu estado é de graça recebida do Senhor do céu e da terra. Antes ele ficava a margem, vivia de migalhas, vivia prostrado. Agora ele com a graça tem fé e vê de novo. Ele tem olhos da fé em Cristo Jesus, por isso está não a beira, mas no caminho do Reino Celestial.
Exatamente isto que acontece quando somos tocados por Jesus de Nazaré, ele nos tira do abismo e nos coloca no caminho do Reino. Ele tira a nossa cegueira e nos coloca a visão do Reino de Deus.
Ele quer fazer isso com aqueles que são mendigos espirituais. Aqueles que estão cegos num mundo em trevas totais. Ele quer dar nova visão para que vejamos a graça e a bondade dele!

- Oração do dia: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de nós para que vejamos a glória do teu Reino e da tua graça na vida!

Comentários

Postagens mais visitadas