segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A tristeza se transforma em alegria


- Texto para reflexão: Na verdade eu vos digo: chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria (Jo 16.20).


O desejo de Jesus para a vida dos seus discípulos era o de guiá-los na vida. Mas, ele sabia que a hora da partida estava próxima. E diz para ele que um pouco e eles não o veriam mais. Eles não entendiam muito bem a fala do mestre e ficaram confusos.
Então ele usa o termo freqüente: Em verdade, em verdade eu vos digo. Ele expressa fidelidade na declaração, certeza e a atenção que os seus discípulos deveriam ter. A palavra do mestre é que eles chorariam e lamentariam. O choro seria por causa da morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Seria um choro profundo e de muitas lágrimas.

O lamento seria a tristeza profunda que abateria o coração dos discípulos por não verem mais o Senhor Jesus todos os dias com eles. Não ouviriam de perto mais os seus ensinos e suas palavras profundas. Esta seria uma tristeza da alma que abalaria todas as estruturas deles. Enquanto que a morte de Jesus traria alegria para os judeus incrédulos principalmente para os sacerdotes e escribas que zombaram de Cristo e de sua palavra pregada. Porque eles acharam que todo aquele movimento terminava ali na cruz. Mas, Jesus diz aos seus discípulos que esta profunda dor da alma se transformaria em alegria. Por quê?
Porque ele ressuscitaria no terceiro dia e ninguém poderia roubar esta alegria da vida dos discípulos de Cristo. Esta alegria seria o marco para a vida dos seguidores de Cristo. Também porque o Espírito Santo de Deus viria para ser o consolador do coração daqueles que seguiram a Cristo. Eles não seriam abandonados no caminho, eles teriam a direção e o guiar do coração diante de Deus por meio do Espírito. E por fim, eles tinham a promessa da volta de Jesus para dar alegria profunda ao coração deles.
Hoje no meio de todos os sofrimentos e obstáculos da nossa vida temos as mesmas promessas que tiram a nossa tristeza e dor. Ele está vivo e intercede por nós pelo seu Santo Espírito. Ele não nos abandona jamais. Ele nunca nos deixa sozinhos. Ele nos promete a sua alegria que é a nossa força. Ele nos promete voltar um dia e nos levar para a terra santa. Ele nos ajuda na nossa fraqueza.

- Oração do dia: Senhor, não permitas que a nossa alegria seja roubada mesmo no meio das nossas tribulações e tristezas da vida!


Alcindo Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário