quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Evangelho chegou aos gentios


“Chegando lá, reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos” (At 14.27).

Neste capítulo 14 de Atos há muita gente sendo transformada. São judeus, gregos e gentios que ouvem a pregação de Barnabé e Paulo. O texto afirma que eles falavam ousadamente no Senhor (14.3). Pessoas sendo curadas, tanto que confundiram tudo e chamaram Paulo de Mercúrio e Barnabé de Júpiter. Eles contrariam e dizem que são apenas homens usados como instrumentos da graça de Deus.
Neste ato de pregar a cruz de Cristo, Paulo foi tão apedrejado que todos pensavam que ele estava morto. Mas, o levaram dali e continuou a pregar em Listra, Icônio e Antioquia e lá fez muitos discípulos. Lá Paulo fortalece a alma dos discípulos, ele os exorta para que permaneçam firmes na fé e diz a eles que através de muitas tribulações é que entram no Reino de Deus.
Quando Paulo e os demais irmãos de jornada viajaram de novo, para onde foram recomendados a graça de Deus para pregarem, ao chegarem, reuniram-se com a igreja e contaram tudo o que Deus fizera. E a tônica era que o Evangelho chegara aos gentios.
O que nos faz pensar é como isto aconteceu! Foi através de dor e de provas da fé. Paulo e Barnabé não aceitaram em nenhum momento serem aclamados como deuses depois que Deus os usou como instrumentos de graça e poder. Eles foram tratados como deuses. E a atitude deles foi de rasgarem as vestes e saltaram para a multidão dizendo: Senhores, por que fazeis isto?
Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos e vos anunciamos o Evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há (Atos 14.15).
Eles relataram as surras que Paulo levou até quase à morte por amor a causa do Reino de Deus. Por amor ao Evangelho da cruz de Cristo! Hoje somos convidados a valorizar o Evangelho e vivermos sem temor como estes homens. Eles apanharam, eles sofreram provas, mas pela graça anunciaram sem medo, sem temor o Evangelho.
___________
Oração do dia: Senhor Jesus, nos dá a autoridade que Paulo e Barnabé tiveram para que o testemunhemos em qualquer lugar, soframos o que for preciso. Para a glória do teu precioso nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário