segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Eu vos dou um novo mandamento..



Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13.34).

É importante destacarmos que esta seção em que Jesus está no Cenáculo consiste em quatro subdivisões: o lava pés; a predição da traição; o discurso de despedida como novo mandamento, o caminho e a verdade, a vida e a paz. Por fim, a saída do Cenáculo quando Jesus deu continuação aos seus discursos a caminho do jardim do Getsemâni (CHAMPLIN, R. N. Comentário de João. São Paulo: Candeia, Vol. II, 1995, p.498).
Lembro de um ano em que a nossa comunidade escolheu o tema do ano “Compartilhando Deus de si para o lado”. Este tema traz a analogia do que significa a palavra discipulado. O tema tem a ver com crescer no compartilhar a experiência de Deus na vida para o lado. Dá a idéia de que a troca é parte da dinâmica de Deus para a vida do seu povo. Para compartilhar é preciso conhecer e viver a realidade da vida na dinâmica da comunhão.
A verdade é que para compartilhar precisamos aprender a investir nas pessoas, aprender a receber as pessoas no coração. Precisamos aprender a nos doar. Para compartilhar precisamos aprender a celebrar a alegria e as tristezas do outro. Jesus ensina aos seus discípulos que compartilhar sobre Deus é investir no amor comunitário. E o exemplo a ser imitado é ele mesmo. Ele é o padrão, o paradigma do amor comunitário. Da entrega nas amizades humanas.
Vocês já pararam para refletir que o crescimento na cidade, a tecnologia e o avanço econômico nos tiraram a idéia de comunidade. Os avanços e crescimento que o capitalismo trouxe de certa forma foram bons. Mas, atrapalharam a idéia de comunidade. Atrapalharam a idéia de compartilhar da vida e do comum. E o resultado de tudo isso é: solidão, egoísmo e violência. É no meio deste processo que Jesus traz um desafio para nós como igreja: o de nos amar uns aos outros.
Oração do dia:
Senhor, somos a comunidade dos discípulos teus. Então nos dá o teu amor para que jamais rejeitemos o nosso irmão, mas aprendemos amá-lo em Cristo Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário