terça-feira, 29 de abril de 2008

O Senhor é o descanso da nossa alma



- Texto para Reflexão: Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma (Salmo 23.2-3).

Davi expressa o descanso total que há para a sua vida em Deus, quando ele diz que o Senhor o faz repousar em pastos verdejantes, ou seja, apriscos que eram preparados em pastagens de terrenos férteis, nos quais pudesse se proteger do calor do sol. Uma ovelha numa pastagem desta, não sofreria nenhum cansaço. E quanto a guiar a águas tranqüilas, Davi quer expressar que não é um lugar onde há correntezas fortes que impedem as ovelhas de beberem água e descansarem de maneira tranqüila. Então ele como ovelha do Senhor tem um lugar de tranqüilidade na presença de Deus e ali pode descansar e acompanhar o fluir suave das águas (CALVINO, 1999, p. 509).
Davi não tem falta alguma na sua vida, pois, toda a providência de cuidado da parte de Deus está na sua vida. Por isso, diz no versículo 3 que o Senhor restaura a sua alma. São nestes lugares tranqüilos que encontramos forças para renovar o nosso vigor. Nestes lugares que paramos para orar, para experimentar a presença de Deus Pai. E lá nestes lugares encontramos da parte de Deus descanso, alento, refrigério, restauração para o nosso coração.
Esses lugares são necessários para alimentar a nossa alma. Precisamos deles, não para fugir do mundo, mas para compreendê-lo, não para nos afastarmos do trabalho e da rotina, mas para respondermos com mais responsabilidade a eles (SOUSA, 1999, p. 58). Precisamos de um lugar onde a voz de Deus seja ouvida, um lugar onde o coração repouse de maneira tranqüila.
Há muitas pessoas que têm dificuldade para este momento de reflexão, de deserto, porque estão muito envolvidas com encontros, badalações, cheias de programas, atividades tais que impedem a parada para este momento de descanso na presença do Pai. Se não temos dado espaço para este momento, precisamos parar e ponderar, pois, este momento é onde nos encontramos com a Trindade. Neste momento, seja onde for, ele é preenchido pela presença marcante do Pai, de tal maneira que o mesmo se transforma em lugares tranqüilos semelhantes aos que Davi experimentou na presença do Pai.
É exatamente isto que Deus faz conosco como o seu povo. Ele é o pastor que traz descanso, alento, refrigério, restauração para o nosso coração todos os dias da nossa vida. Por isso, ele é o nosso pastor amado por excelência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário