quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Espírito Santo nos traduz diante do Pai


- Texto para reflexão: Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras. E aquele que sonda os corações conhece perfeitamente qual é a intenção do Espírito; porquanto, o Espírito suplica pelos santos em conformidade com a vontade de Deus (Romanos 8.26-27 - Uso da Bílbia King James - editada pela Editora Abba Press).

Como é importante percebermos que não temos forças por nós mesmos. Depois da queda nos transformamos em pessoas herméticas. Não conseguimos nos comunicar mais de maneira sadia e bíblica.
Não percebemos a tragédia em que vivemos por causa da realidade do pecado dentro de nós. Ele infectou o nosso coração e nos separou por completo de Deus. Esta foi a maior perda que os nossos primeiros pais tiveram. A ausência da comunhão com Deus. Os nossos sentidos foram todos afetados. O pecado nos deixou cegos e perdidos. Por isso, precisamos urgentemente da intervenção de Deus no nosso interior. E ele usa para esta ação o Espírito Santo que é também chamado de consolador (paracletos).
Hoje os pais e filhos precisam de um tradutor na relação entre eles. E este tradutor é o Espírito Santo de Deus.O Espírito Santo está traduzindo o Pai diante da nossa fraqueza.
Como Paulo afirma: Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis
O Espírito Santo é este Deus que nos traduz diante de Deus, diante das pessoas e diante de nós mesmos.
Há pessoas que estão indo e outras voltando. Há pessoas que querem falar e outros silenciar. As pessoas vivem em tempos existenciais e não cronológicos. O tempo cronológico é só para nos manter. Mas, vivemos em tempos existenciais.
Cada um tem um tempo diferente do outro e só o Espírito é capaz de discernir o tempo em que vivemos. Não sabemos ao certo se o nosso tempo é de ida ou de volta. É só o Espírito que sabe o tempo no qual vivemos. E só ele pode nos ajudar na nossa fraqueza a distinguir o que é espiritual e o que não é. Só ele pode nos fazer entender Deus e nos relacionar com ele. Como afirma Henri Nouwen:

“Deus não pode ser compreendido e nem percebido pela mente humana. A verdade plena sobre Deus escapa às nossas faculdades humanas. A única maneira de se aproximar dela é pela ênfase constante sobre os limites humanos para ter ou reter toda a verdade. Não podemos explicar Deus e nem a presença de Deus na história..Nós não achamos Deus, mas Deus nos acha” (NOUWEN, 2007, p. 108).

E este papel de sermos achados e conhecermos a Deus é o Espírito Santo que realiza em nós e por nós. Porque somos absolutamente fracos e dependentes da ação do criador em nós. O problema das ajudas terapêuticas é que as pessoas querem adequar à agenda cronológica. É bom entendermos e reconhecermos que é o Espírito traduz Deus para o homem e o homem para aqueles que estão ao seu redor.
Às vezes, não vemos a cruz porque não nos perguntamos: o que foi que aconteceu para uma das pessoas de Deus ter de vir e morrer?
O que é tão grave que uma pessoa divina tem de morrer?
Não temos a menor idéia do que aconteceu. E a cruz no mostra que algo mais sério do que pensamos aconteceu para Deus enviar o seu Filho para morrer.
A verdade é que não sabemos de fato ver a cruz. Por isso, a Bíblia mostra que precisamos do Espírito Santo. E temos de pedir para que ele nos traduza diante de Deus, para nós e nós para o outros.
É profunda a ação do Espírito Santo em nós. Paulo nos mostra que ele nos assiste na nossa fraqueza e nos ensina como devemos orar. Ele intercede por nós gemendo.
Paulo nos lembra neste texto que precisamos do Espírito porque só ele traduz o Evangelho para nós e nos usa para transmitir aos outros. Então não nos esqueçamos destes detalhes:

Ø Só o Espírito Santo pode nos socorrer nas demandas da nossa vida;
Ø Só o Espírito Santo é o administrador da graça de Deus em nossa vida;
Ø Sem o Espírito Santo não dá nem para orar. Porque o Pai não nos entende se não for traduzido pelo Espírito Santo;
Ø O Espírito Santo é a pessoa extraordinária que nos traduz diante de Deus, diante da sua a criação, diante dos homens e cada um consigo mesmo.

Que a graça do Espírito Santo seja sobre cada um de nós!

Alcindo Almeida
Ele é pastor na Igreja Presbiteriana de Pirituba-SP
NOUWEN, Henri. Direção espiritual. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário