“A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: Vai à casa dos recabitas e fala com eles introduzindo-os na casa do Senhor numa das câmaras e lhes oferece vinho a beber. E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos, e disse-lhes: Bebei vinho. Eles, porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos. Obedecemos, pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas. Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? Diz o Senhor. As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, pelas quais ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não o têm bebido até o dia de hoje, porque obedecem ao mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, com insistência, vós não me ouvistes.” (Jr. 35.1, 2, 5, 6,12-14)
Soren Kierkegaard afirma que a multidão geralmente é mentirosa. Parece que quanto maior o número de pessoa num grupo maior a facilidade para a mentira e para a superficialidade. Quanto maior a multidão, mais difícil é viver em função de princípios. Porque a massa atrai e influencia de maneira muito fácil à falsidade e à vida sem compromisso com valores eternos. Mas, no texto de Jeremias é apresentado um grupo de uma minoria que não se deixa levar por nada a não ser o princípio de vida por longos anos.
Os da casa de Recabe não evitam as multidões que os cercam, mas eles evitam ser condicionados por elas. Todo mundo ao redor deste grupo tem uma vivência, mas eles não se deixam levar por nada a não ser pelo exemplo que seu pai deixou.
Jeremias como profeta de Deus é convidado para oferecer um banquete, um almoço para os recabitas. E quando lemos o texto percebemos claramente a intenção de Deus em ensinar Jeremias sobre a próxima exortação que ele daria através da experiência na casa dos recabitas.
Deus fala a ele para convidar estes homens para um banquete e nele oferecer vinho. Jeremias atende como sempre a determinação de Deus para a sua vida como profeta e anunciador dos recados de Deus para uma nação volúvel e sem princípios no coração.
O texto diz que ele os levou para um local (câmaras do Templo). E ele colocou diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos.
Soren Kierkegaard afirma que a multidão geralmente é mentirosa. Parece que quanto maior o número de pessoa num grupo maior a facilidade para a mentira e para a superficialidade. Quanto maior a multidão, mais difícil é viver em função de princípios. Porque a massa atrai e influencia de maneira muito fácil à falsidade e à vida sem compromisso com valores eternos. Mas, no texto de Jeremias é apresentado um grupo de uma minoria que não se deixa levar por nada a não ser o princípio de vida por longos anos.
Os da casa de Recabe não evitam as multidões que os cercam, mas eles evitam ser condicionados por elas. Todo mundo ao redor deste grupo tem uma vivência, mas eles não se deixam levar por nada a não ser pelo exemplo que seu pai deixou.
Jeremias como profeta de Deus é convidado para oferecer um banquete, um almoço para os recabitas. E quando lemos o texto percebemos claramente a intenção de Deus em ensinar Jeremias sobre a próxima exortação que ele daria através da experiência na casa dos recabitas.
Deus fala a ele para convidar estes homens para um banquete e nele oferecer vinho. Jeremias atende como sempre a determinação de Deus para a sua vida como profeta e anunciador dos recados de Deus para uma nação volúvel e sem princípios no coração.
O texto diz que ele os levou para um local (câmaras do Templo). E ele colocou diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos.
E Jeremias disse-lhes: Bebei vinho. O extraordinário é que eles respondem: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos. Obedecemos, pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas.
Eles dizem não para Jeremias porque seguiam a tradição do voto de Jonadabe há 250 anos. Eles tinham uma singularidade na vida, eles cumpriam um voto e mantinham-se fiéis a vida inteira. E mesmo diante de um homem extremamente respeitado, mesmo diante do homem de Deus, eles dizem não em respeito aos seus votos. Eles não seguem a massa que diz sim para tudo e para todos. Eles tinham uma vida distinta e singular. Eles criam nos princípios.
Quantas vezes precisamos inclinar o nosso coração para a experiência destes homens, e entender o quanto precisamos de princípios para não sermos influenciados pela massa. Os da casa de Recabe nos ensinam a dizer não para a massa e sim para os princípios da Palavra de Deus.
Eles dizem não para Jeremias porque seguiam a tradição do voto de Jonadabe há 250 anos. Eles tinham uma singularidade na vida, eles cumpriam um voto e mantinham-se fiéis a vida inteira. E mesmo diante de um homem extremamente respeitado, mesmo diante do homem de Deus, eles dizem não em respeito aos seus votos. Eles não seguem a massa que diz sim para tudo e para todos. Eles tinham uma vida distinta e singular. Eles criam nos princípios.
Quantas vezes precisamos inclinar o nosso coração para a experiência destes homens, e entender o quanto precisamos de princípios para não sermos influenciados pela massa. Os da casa de Recabe nos ensinam a dizer não para a massa e sim para os princípios da Palavra de Deus.
Eles nos ensinam a ter disciplina e seriedade diante dos mandamentos de Deus. Eles respeitam a um voto de um homem e o texto nos mostra que o povo de Israel não respeitou a Palavra de Deus no coração dele.
O texto afirma que os homens de Judá e os moradores de Jerusalém não aceitavam a instrução de Deus e nem ouviam as suas palavras. Enquanto as palavras de Jonadabe, filho de Recabe foram guardadas. Porque eles não bebiam até aquele dia.
O texto afirma que os homens de Judá e os moradores de Jerusalém não aceitavam a instrução de Deus e nem ouviam as suas palavras. Enquanto as palavras de Jonadabe, filho de Recabe foram guardadas. Porque eles não bebiam até aquele dia.
O que estava em jogo não era propriamente o vinho, o morar em tendas, mas a obediência aos princípios de vida, o estilo de disciplina que eles tinham quanto aos votos feitos. Deus nos convida hoje para imitarmos a vida destes homens fiéis aos princípios e a uma vida que mantém o caráter fiel a Ele.
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Alcindo Almeida é pastor presbiteriano em Pirituba, São Paulo, SP e um dos diretores do CEAP - Centro de Estudos e Apoio Pastoral / Projeto Timóteo
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