sábado, 20 de outubro de 2007

A igreja é um lar para o coração humano


A igreja tem que ser o lar, o lugar onde não precisamos ter medo de sermos felizes.
A igreja tem que ser o lugar onde não precisamos ter medo de rir, chorar, nos abraçar, sonhar (NOUWEN, Henri. Fontes de vida. São Paulo: Vozes, 1996, p. 21).
A igreja tem que ser o lugar onde podemos descansar o nosso coração aflito e pesaroso. A igreja tem que ser o lugar do afago, do acolhimento e do amor. A igreja tem que ser o lugar da simplicidade e do caminho para a cruz de Jesus de Nazaré.
Nouwen foi a primeira pessoa que usou a expressão "mobilidade descendente". Em um artigo de 1981, publicado na Sojouners, ele escreveu contra a incontrolável busca pelo prestígio, pelo poder e pela ambição - em outras palavras, a mobilidade ascendente - tão carac­terística da cultura americana em que ele vivia antes de partir para o Canadá.
O grande paradoxo que as Escriturasnos revelam é que liberdade real e total só pode ser alcançada por meio da mobilidade descendente, ou seja, pelo caminho da humildade diante das pessoas.
A Palavra de Deus (Jesus Cristo) veio a nós e viveu entre nós como um escravo. O jeito divino é realmente o caminho para baixo (YANCEY, Alma Sobrevivente. 2004, p. 327). E através deste caminho da descendente que aprendemos melhor o que significa acolher as pessoas e trazê-las para um lar, um abrigo, um espaço onde elas podem crescer e se sentir gente.
Pensemos sobre isto e não deixemos de entender que a igreja deve ser um lar para o coração humano!

Pr. Alcindo Ameida
IGREJA PRESBITERIANA DE PIRITUBAR.


Site: www.ippirituba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário