terça-feira, 5 de junho de 2007

A fórmula para vivermos uma vida comunitária sadia

- Texto para reflexão: “Quem é o homem que deseja a vida e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal e faze o bem: busca a paz e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. O justo clama e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. A malícia matará o ímpio e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos e nenhum dos que nele se refugiam será condenado” (Salmo 34.12-22).

A virtude mais importante na vida é a dos relacionamentos. Estabelecer ligações com o semelhante se constitui no maior empreendimento da nossa vida. O homem de negócios que corre para ganhar dinheiro atropelando tudo e a todos precisa saber que no dia da infelicidade, em que ele se encontrar doente, desenganado pelos médicos e com poucos dias de vida. Quando estiver deitado numa cama de hospital e ouvir o choro dos seus familiares no corredor (porque não querem chorar dentro do quarto para ele não ver) o único bem que restará para ele, será o relacionamento com a sua mulher que ele tanto desprezou, com os amigos que ele tanto pisou por causa do dinheiro, será a amizade das pessoas que estavam perto dele e que não foi prezada. Naquele dia a riqueza material não valerá absolutamente nada. No final restarão os bons relacionamentos cultivados e Deus (GONDIM, 1995, p. 9).
Neste texto aprendemos como podemos cultivar e zelar pelo nosso relacionamento com o nosso próximo, conosco mesmo e com Deus. Davi nos ensina que devemos ser fraternos com os irmãos, ensina que devemos tomar cuidado no tratamento com o nosso próximo. E uma das maneiras é o cuidado com a língua, por isso, Davi diz que devemos guardar a nossa língua. Davi enfatiza a necessidade dos nossos lábios não falarem dolosamente. Então ele diz que devemos nos apartar do mal e fazer o bem, devemos buscar a paz e segui-la. Devemos amar no sentido de promover a paz e Davi nos convida a ter empenho para alcançar essa paz. Tanto com os inimigos como com os amigos. Quem busca a paz é seguidor de Jesus, porque ele pé o príncipe da paz. Aquele que trata até os inimigos com a paz.
Salomão disse que aquele que torna mal por bem não se apartará o mal da sua casa. Jesus nos advertiu que amássemos os nossos próprios inimigos que dirá os de casa. Esses princípios ensinados aqui vão totalmente contra o curso natural da nossa vida, pois, o normal é fazermos o bem somente para aqueles que nos fazem bem. Mas, Davi nos encoraja a não fazer mal, ao contrário, devemos bendizer as pessoas que muitas vezes nos perseguem.
Quando tornamos mal por mal perdemos a oportunidade de amontoar brasas vivas sobre a nossa própria cabeça. Crisóstomo disse o seguinte: “O fogo não é extinto pelo fogo, mas pela água; por igual modo, o erro e o ódio, são extintos não com a retaliação, mas com a gentileza, com a humildade e com a bondade”.
Só podemos fazer isto com amor. Porque amor é o único poder que consegue descobrir o belo. O amor é a única força que consegue tirar a feiura dos nossos atos. O amor é a única força que consegue reunir as pessoas. É a única força que consegue quebrar o nosso egoísmo. O amor é o único que destrói a malignidade das pessoas. O mais difícil e mais complicado a ser aprendido na vida é o amor. Pois, para um rapaz dizer no ouvido de uma moça: “eu te amo” é demasiadamente fácil, o duro é concretizar esse amor com gestos verdadeiros.
Lembro-me de um filme excelente “Caminhando nas Nuvens” estrelado por Keanau. Reaves e Aitana Sanches. No filme o rapaz chamado Paul se casa com a filha do dono de um vinhedo que era muito rico. E um dia Paul percebendo o envolvimento do pai dela com as suas riquezas, o questiona quanto ao amor dedicado à sua filha. E ele se revolta dizendo o seguinte: eu tenho demonstrado o meu amor dando essa riqueza toda para ela e para o restante da família. Paul responde dizendo: deixe que ela perceba que você a ama não através das suas riquezas, pois, ela tem riquezas, mas não tem o seu amor de pai. E no desenrolar da história ele perde todas as riquezas num incêndio e pega nas mãos dos dois e diz à sua filha: “por favor, me ensine a amar”. Precisamos pedir ao Senhor para que nos ensine a amar o nosso próximo, pois, Jesus disse que amar o próximo como a nós mesmos é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios (Mc. 12.33).
O Pastor Ricardo Gondim disse o seguinte no seu Livro Creia na Possibilidade da Vitória: “Antes de Cristo amamos as coisas e usamos as pessoas. Depois de Jesus deve-se amar as pessoas e usar as coisas” (GONDIM, 1995, p. 103).
Davi diz nos versículos 15 e 16. “Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males para lhes extirpar da terra a memória”.
Interessante que o versículo 17 fala que os justos clamam e Deus ouve os livra de todas as suas tribulações. Mas, antes de ouvir essa oração é preciso refrear a língua, os lábios de falarem dolosamente. É preciso se apartar do mal e fazer o bem. E por fim é necessário buscar a paz e segui-la.
Temos a fórmula dada por Davi para vivermos uma vida comunitária com o nosso próximo. Agora, não podemos esquecer que o Senhor está perto vendo tudo o que fazemos. Portanto, nos lembremos que o Senhor está atento para a oração dos que se envolvem com essa prática, mas o Senhor está contra os que não praticam essas coisas.
Que ele nos ajude a praticar esses ensinos da sua Palavra em nome de Jesus.Pr. Alcindo Almeida

Um comentário:

  1. Um ajuda....


    Troque por letras claras, pois as cores que vc escolheu para as letras fica difícil e cansativo - mude para amarelo ouro, ou mude o fundo tb, resolve - o RESTO está 10, valeu - aqui vc publicaà vontade hahahaah


    NElson Taibo - Jlle - SC

    ResponderExcluir